23.2.10

Retrospectiva da obra de Rico Lins chega ao Recife


Depois de passar pelo Rio de Janeiro e por São Paulo, a exposição “Rico Lins: Uma Gráfica de Fronteira” vai ocupar o quarto piso do Centro Cultural Correios – CCC Recife de 25 de fevereiro a 28 de março. Muito além de um portifólio do designer gráfico, ilustrador e educador Rico Lins, trata-se de uma instalação que reflete sobre uma área de atrito e contato entre o design e as artes plásticas.

Para Rico, é importante pensar sobre o processo de composição das peças gráficas, revisitar maneiras fundamentais de fazer design, experimentar técnicas de ilustração e impressão, mas sobretudo refletir sobre o tempo de vida das coisas e a temporalidade do seu próprio trabalho. Rico Lins conta que quando começou a trabalhar, design não existia e reflete: “Cada vez mais, é uma necessidade a criatividade. Quanto mais repertório você tiver, mais bem posicionado você está em tudo. Repertório gera identidade”.



A exposição não é linear, e apresenta um imenso banner-instalação como peça central, se transformando de acordo com o ambiente onde será exibida. O que será visto no CCC Recife difere do que passou pelas salas na Caixa Cultural(RJ) e pelo Instituto Tomie Ohtake(SP), dispensando projetos e trazendo novos, promovendo novos diálogos entre os diversos tempos, suportes e técnicas utilizados pelo autor e entre a obra e o público.

A exposição fica em cartaz até o dia 28 de março, encerrando-se com uma oficina para adolescentes entre 14 e 16 anos e mesa-redonda com a participação dos designers/artistas João Roberto Peixe, H.D. Mabuse e Paulo Bruscky.

SOBRE RICO LINS
A carreira internacional de Rico Lins apresenta uma diversidade de setores de atuação para o design gráfico e, ao mesmo tempo, riqueza de ambientes de experimentação e reflexão sobre técnicas e tecnologias, combinando atividades profissionais, didáticas e curatoriais. Ao longo dos últimos 30 anos, Rico trabalhou em projetos para CBS Records, TimeWarner, NY Times, Newsweek, MTV, Le Monde, Centre Pompidou, TV Globo, Ed Abril, Zoomp, Natura, SESC.
Coordenou o Master em Graphic Design no Istituto Europeo de Design em São Paulo, é membro do Comitê de Notáveis da Escola Panamericana e promove palestras e oficinas no Brasil e no exterior, como no Festival de Chaumont, RevelaDesign, SENAC, SENAI, FAAP, etc.

Com exposições no Centre Pompidou, MAC-SP e MAM-Rio organizou, como curador, a mostra itinerante Brasil em Cartaz sobre o cartaz brasileiro, e a exposições Connexions>Conexões e Les Affiches de Chaumont no ano França-Brasil, em torno do design de autor.

Participa ativamente em juris e exposições no Brasil e no exterior, e foi publicado internacionalmente nas principais revistas e livros especializados, recebendo entre outros prêmios as medalhas de ouro do NY Art Directors Club e da Society of Publication Designers, do Type Directors Club, o Prêmio Abril e o Design by Designers 2001. Formado pela ESDI-Rio, diplomado na Université de Paris VIII e Master pelo Royal College of Art, Londres. Membro da AGI - Alliance Graphique Internationalle.

SERVIÇO
Exposição “Rico Lins: Uma Gráfica de Fronteira”
Centro Cultural Correios Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife – Recife – PE
Fones: 3224.5739 / 3224.1935
Abertura - 25 de fevereiro às 19h - até 28 de março
Terça a sexta das 9h às 18h
Sábado e domingo 12h às 18h

No comments: