7.5.10

Art Office e o retail 2.0: inovação no lançamento das novas camisas da Seleção Brasileira


A tradição brasileira de desejar boa sorte e realizar um desejo por meio das fitas amarradas no pulso foi o ponto de partida para o conceito da campanha. Ela nasceu com o objetivo de mobilizar milhares de torcedores, criando uma corrente de energia positiva para a Seleção Brasileira neste período pré-Copa do Mundo.


Encabeçando esta ideia, a Nike traz para as campanhas de lançamento dos novos uniformes oficiais da Seleção, um conceito inédito desenvolvido pela Art Office Design, escritório oficial de retail marketing da marca no Brasil.



O escritório desenvolveu uma campanha de ponto de venda com um apelo emocional e humano, pagando tributo a um símbolo que possui status quase que religioso pela sua importância: as camisas da Seleção Brasileira. “A cultura do futebol é tão arraigada no povo brasileiro que se funde com a própria cultura do País. O desejo de expressar essa paixão e idolatria está impressa nas paredes dos quartos, nos muros das cidades, na TV, nas peladas, nas rodas de amigos e nas torcidas fervorosas”, explica Rodrigo Lino, head designer da Art Office. “A estratégia criativa foi de retratar estes momentos na campanha dentro da loja, preparando o ambiente para uma ação ainda maior”, acrescenta.

Numa iniciativa que buscou conexão mais próxima com o consumidor, as fitas Nike de boa sorte estavam disponíveis nas lojas da marca em todo o País. “Ao amarrar uma fitinha no pulso, a desejamos atingir algo. É o ato de torcer, acreditar que vai dar certo”, completa Lino. Displays interativos disponibilizavam as fitas para o público bem como convidavam a escrever uma mensagem, amarrá-las nas redes dos displays selando um compromisso entre torcedores e ídolos rumo à vitória. “A Nike desenvolveu um produto sem precedentes de extrema qualidade para a melhor performance dos jogadores, mas para o povo brasileiro, a simbologia vai além do produto em si: “Bote Fé Nessa Fita” é o manifesto que estampa a campanha, a narrativa que dá o tom para as ações desenvolvidas por nós”, descreve Tenório Cavalcanti, redator da Art Office.
Para Maurício Medeiros, sócio diretor criativo da Art Office, o ineditismo e pioneirismo da campanha está no conceito Retail 2.0 desenvolvido pelo escritório. “Com a mudança de comportamento dos consumidores de passivos para ativos, eles se tornam menos interessados numa relação puramente transacional com as marcas e mais interessados em parcerias colaborativas. Nós acreditamos que este novo modelo de relacionamento, que surgiu com as mídias sociais, pode ser transposto, sim, para ações de retail”, explica. “Colaboração, Co-Criação e Conversação são os três C’s do retail do futuro”, finaliza.

As campanhas de lançamento das camisas azul e amarela da Seleção Brasileira, respectivamente chamadas de “Away Kit” e “Home Kit”, ficaram expostas de 17 de fevereiro a 29 de março e tiveram um considerável incremento nas vendas, segundo o cliente, e geraram em torno de 150 mil fitas com mensagens à Seleção.

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