21.5.10

ESPM-RS apresentará workshop no Festival Internacional de Publicidade em Cannes

Com o título “O Design emocional como ferramenta para mapear a interface do design digital”, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RS), de Porto Alegre, é a única instituição de ensino a ministrar um workshop durante o 57º Festival Internacional de Publicidade Cannes Lions. Um dos mais prestigiados eventos da indústria da Comunicação Mundial, que ocorre entre os dias 20 e 26 de junho, conta com uma programação que inclui: cerimônias de premiações, seminários, máster classes e exibições. A diretora do curso de Design, Carolina Bustos, a coordenadora do Núcleo de Comunicação Digital, Paula Jung, e o coordenador do Núcleo de Ciências do Consumo, Leandro Miletto Tonetto, serão os palestrantes. De acordo com Carolina, a pesquisa tem caráter interdisciplinar e surgiu, justamente, da necessidade de se observar as apropriações do design nas interfaces digitais a partir de uma confluência de áreas. “Juntas, elas podem contribuir para a construção de conhecimento tanto na área do design como na questão estratégica das empresas”, explica Carolina.

Segundo os pesquisadores, a proposta do trabalho parte do cenário atual de convergência entre comunicação e tecnologia e da crescente complexidade da interface homem – máquina. Dado este pano de fundo, o design tem mostrado um interesse crescente em compreender o seu impacto no sentido de despertar emoções específicas. Nesse sentido, originou-se a imersão de uma área denominada design emocional que se apropriou de técnicas de mensuração de aspectos psicológicos como as emoções, criando ferramentas que possibilitem a medida dessas reações emocionais frente às interfaces digitais, como a mais nova versão do iPhone e os netbooks.

Mais informações sobre o workshop e a programação geral de Cannes, podem ser encontradas em: www.canneslions.com/festival/full_schedule.cfm

No comments: