6.5.10

Grafiteiros pintam interior da Fnac Paulista


O projeto Encontro com a Arte traz, em sua primeira etapa, dois importantes nomes da Arte Urbana Nacional para dentro dos muros da Fnac: Onio (DF) e Da Lata (MG). A obra destes artistas vem ao encontro da proposta inicial de transformação dos locais de passagem em pinturas mural, destinadas à contemplação visual do público. Além dos dois painéis produzidos no interior da loja, um conjunto de telas do acervo pessoal dos artistas completa a exposição.

Onio escancara sua versatilidade ao propor um jogo caótico de elementos gráficos que transitam livremente pelas linhas tortas de suas telas. Seus traços imprimem uma sensação permanente de movimento cuja dinâmica estabelece diálogos constantes entre figuras isoladas no interior da obra. A influência direta dos anos 70 cinge sua linguagem e age por meio dos quadrinhos e da estética psicodélica de construção simbólica, que norteiam sua composição. As pinturas de Onio traçam uma releitura do universo visualmente carregado das grandes cidades e projetam nosso olhar para o interior de seu mundo colorido.



A obra do artista Da Lata aguça a percepção, do início ao fim, levando-a ao universo imaginário, povoado por criaturas fantásticas e, também, particularmente psicodélicas. Os sutis movimentos dos olhos nos inscrevem em novas formas de existência profundamente imersas numa micro-realidade interminável. A densidade cavalar que derrete os desenhos é consequência direta das ondas de lisergia contidas em cada traço planejado pelo artista. Da Lata expõe um surrealismo contemporâneo, altamente vinculado ao inconsciente criativo que dilacera as barreiras do pensamento racional.

Em suas múltiplas facetas e interpretações, cada obra sensibiliza o coletivo, posto que promove um diálogo plural, capaz de navegar entre todos os públicos e despertar as mais variadas sensações. A realização do projeto é, ainda, um presente especial para as crianças, que ganham novas asas para desenvolver um imaginário rico e intenso.

Fnac Paulista
Av Paulista 901 e Al Santos 960 (estacionamento), Jardins, São Paulo - SP
Tel: (11) 2123-2000
Aberta de segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 21h.

Mais informações em: encontrocomaarte.tumblr.com

No comments: