3.5.10

João Luiz Musa lança dois livros pela Imprensa Oficial


“Um inverno” tem 75 imagens em preto e branco, captadas entre 1973 e 1974, durante o inverno europeu. “Depois do inverno” apresenta 85 fotografias coloridas, realizadas entre 2004 e 2010 em viagens pelo Brasil, França e Nova York. O lançamento das duas obras está marcado para quinta-feira (6 de maio), às 19 horas, no Instituto Tomie Ohtake.

Um mesmo fotógrafo e dois livros com estilos completamente diferentes, imagens registradas com mais de 30 anos de distância e utilização de tecnologias díspares. O resultado de “Um inverno” e “Depois do Inverno”, de João Luiz Musa, pode ser conferido nesta quinta-feira (6 de maio), às 19 horas, no Instituto Tomie Ohtake (Av. Faria Lima, 201 – entrada pela Rua Coropés). No local estão expostas, até 9 de maio, 50 fotografias originais do primeiro livro e 55 do segundo, impressas em papel de algodão.

Para produzir “Um inverno”, coeditado pela Imprensa Oficial e Edusp, Musa atravessou 12 países e um grande número de cidades, durante uma viagem à Europa no inverno de 1973-1974, captando imagens dos vários locais por onde passou e experimentando intensamente a condição de estrangeiro e o fato de não pertencer ao que via. “Era apenas um jovem desconhecido portando uma câmera fotográfica com o carinho e o cuidado típicos de um estrangeiro, que só tem a si mesmo, que vai caminhando atentamente por cidades e territórios desconhecidos levando consigo o copo d’água cheio até a borda de suas lembranças, o lastro que lhe serve de parâmetro à sucessão de surpresas de cada dia”, reflete Agnaldo Farias na apresentação da obra.

Nas 75 fotos que compõem a obra, o “leitor” poderá acompanhar esse momento importante da formação profissional e artística de Musa – a construção de seu olhar, o uso da luz difusa típica do inverno, da atmosfera de tons entre o branco e o cinza, o que evidencia, sobretudo, a sensação de solidão da maioria das pessoas fotografadas, quase sempre resguardadas no interior dos ambientes, ou isoladas em meio à paisagem e às ruas das cidades.

“Depois do Inverno”, coedição da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo com a Edusp e o Instituto Tomie Ohtake, tem 85 fotos de João Luis Musa e texto de Luiz Armando Bagolin. Conforme explica o autor, as 85 imagens podem ser divididas em três núcleos: o primeiro com registros entre 2004 e 2006, em Nova York e Paris; o segundo com as imagens da viagem familiar pela França, inspiradoras do texto de Luiz Armando Bagolin; e o terceiro com fotos do Brasil, de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Itanhaém, Recife, Santos e Paraty.

As imagens da primeira parte mostram um observador misturado ao dia-a-dia da cidade, pronto a registrar detalhes do cotidiano, seja de dentro de ônibus ou do metrô ou caminhando pela rua. A segunda parte das fotos gerou o texto, de autoria de Luiz Armando Bagolin e com o mesmo nome do livro, com a narração do acompanhante fictício da viagem que João fez com sua família pela França. Na terceira parte, dedicada ao Brasil, Musa intercala paisagens com cenas tipicamente brasileiras, como um homem levando um botijão de gás pela rua, pessoas sentadas em uma grande almofada na calçada ou uma construção pichada. Em um primeiro momento as imagens captadas poderiam ser confundidas com as da primeira parte, tamanha a semelhança de luminosidade, matizes, dos estilos arquitetônicos e dos carros, além das inscrições estrangeiras nos nomes das lojas e nas vitrines. A semelhança torna-se ainda mais evidente nas fotos em que há menos gente de fundo. Outros registros são bem peculiares, como uma das construções da cidade de Paraty após a chuva.

Sobre o autor
Natural de São Paulo, João Luiz Musa é doutor em Poéticas Visuais (1999) e mestre em Fotografia (1990) pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Antes rumar para a fotografia, graduou-se em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica (USP), em 1974. Entre as suas exposições individuais, estão “Europa”, no Museu da Imagem e do Som, e “Viagem a uma Terra Desconhecida”, no Masp. Também é autor de várias publicações, como “Os Repuxadores”, também pela Imprensa Oficial.

No comments: