MATÉRIA PUBLICADA NO SITE RIO 2016
A fase final do processo de seleção da empresa responsável por criar a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 terá oito participantes: Brainbox Design (PR), Dupla Design (RJ), Future Brand (SP), Gad Design (SP), Magenta Design (RJ), Soter Design (RJ), Studio Lúmen (PR) e Vinte Zero Um (RJ). Nesta quarta-feira, dia 23, o Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 realizará um briefing técnico para as finalistas, que terão até o dia 4 de agosto para apresentar suas propostas criativas. O nome da empresa escolhida será divulgado em setembro.
No briefing técnico serão apresentadas as orientações específicas sobre o conteúdo e a forma de apresentação das propostas criativas. A lista das empresas finalistas será divulgada na segunda-feira, dia 21, após o término da terceira fase, composta por entrevistas individuais. Após participarem do briefing técnico, as empresas finalistas receberão um pro labore no valor de R$ 10 mil para desenvolver sua proposta criativa de marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Serão avaliados Conceito, Originalidade, Criatividade e Aplicabilidade. Todas as finalistas receberão um diploma de participação como forma de homenagem pela contribuição no processo seletivo.
A Comissão Julgadora será multidisciplinar e formada por até 15 membros reconhecidos nacional e internacionalmente. Os integrantes serão selecionados pelo Comitê Organizador Rio 2016 por sua experiência na criação e aprovação de programas de marcas ou por seu destaque no Movimento Olímpico internacional. A empresa vencedora receberá R$ 50 mil pela criação da marca e assinará contrato de seis meses, com possibilidade de renovação, com o Comitê Rio 2016 para prestação de serviços de design. Além do reconhecimento internacional, a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 terá exposição pelos próximos seis anos e será eternizada nas futuras imagens dos Jogos Rio 2016, transmitidas a bilhões de espectadores em todo o mundo.
CRONOGRAMA COMPLETO DO PROCESSO SELETIVO
O processo seletivo para a escolha da empresa responsável pela criação da marca Rio 2016 começou em abril, quando 139 empresas se inscreveram para participar do briefing inicial. Destas, 86 apresentaram os documentos de habilitação e qualificação técnica solicitados na segunda fase. Após análise da equipe do Comitê Rio 2016, 24 foram selecionadas para participar das entrevistas individuais, onde tiveram a oportunidade de apresentar e tirar dúvidas sobre o case de marca apresentado na segunda fase. Com o término das entrevistas, o Comitê Rio 2016 anunciou o nome das oito empresas finalistas.
12/04 – Publicação do edital
13/04 a 30/04 – Inscrições para Fase 1 (Briefing Inicial)
11/05 – Briefing Inicial
25/05 – Recebimento dos envelopes com documentação de habilitação e qualificação técnica - Fase 2
07/06 – Divulgação do resultado da Fase 2 e convocação das selecionadas para a Fase 3 (entrevista individual)
14/06 a 18/06 – Entrevistas individuais na sede do Comitê Rio 2016 – Fase 3
21/06 – Divulgação dos resultados da Fase 3
23/06 – Reunião de Briefing Técnico – Fase 4
04/08 – Recebimento das propostas criativas - Fase 5
06/08 e 07/08 – Reunião da comissão julgadora e definição do vencedor.
Envio da marca Rio 2016 para a aprovação final do COI.
24.6.10
Fase final do processo de seleção da empresa que criará a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 terá oito participantes
Postado por
Paulo R. Lisboa
às
4:59 AM
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment