8.6.10

Santa Clara cria ação diferenciada para Faculdades Veris


A Santa Clara criou uma campanha diferenciada para as Faculdades Veris, do Grupo IBMEC. Ela conta com comercial para TV e ação de marketing de guerrilha que consiste na instalação de máquinas que emitem dinheiro em shoppings de quatro cidades paulistas: São Paulo, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos. Na capital do Estado a máquina foi instalada neste fim de semana, no Shoping Metrô Santa Cruz.


Com base no conceito “Faculdades Veris. Educação para um mundo real”, a agência planeja distribuir, em um mês, cerca de R$ 3,7 milhões em 100 mil cópias de notas nos valores de 100, 50, 20, 10 e 5 reais, que, obviamente, não têm valor monetário. A fim de que não haja confusão das cédulas da ação com notas verdadeiras, as distribuídas pela Veris são 25% maiores e mais escuras que as originais.

Daniel Pedrino, gerente de marketing da Veris Faculdades, conta que a meta é oferecer uma experiência de choque com a realidade utilizando uma máquina de fazer dinheiro, que faz parte do imaginário popular. Dessa forma, a Veris pretende confrontar um mundo de expectativas irreais com o mundo real, para fazer com que as pessoas entendam que elas precisam se preparar de verdade para os desafios da vida.



Segundo Murilo Lico, sócio e diretor de criação da Santa Clara, há grande número de universidades prometendo um mundo fácil e simples para os estudantes que nelas ingressarem. “Ao contrário do que parece, não é fácil confrontar esse tipo de comunicação que promete futuro garantido e falar algumas verdades difíceis para o target. Por ser um jeito divertido de tocar no assunto, a máquina de dinheiro é tão apropriada”, afirma. Toda a ação destaca que a Veris prepara seus alunos para serem bem-sucedidos na competitividade do mundo real.

Filme
O comercial para TV também segue o conceito “Faculdades Veris. Educação para um mundo real”. O filme mostra, de maneira surreal, um estagiário com vestimentas que misturam fantasias de príncipe e de palhaço, que é recebido no escritório por uma secretária fantasiada de coelho cor-de-rosa. Ela o encaminha para seu chefe, sentado à mesa vestido de Branca de Neve.

Ao abrir a porta, a secretária diz “Seu Nestor, o estagiário”. O chefe, prontamente, conversa com o rapaz: “Ô, seu Pedro Henrique, me desculpa, mas é que o relatório que o senhor me entregou está um pouco fraco. Eu vou ter de pedir para o senhor a gentileza do senhor refazê-lo. Uns quinze dias de prazo está bom?”. É quando o estagiário suspira, demonstrando enfado e o chefe faz nova pergunta: “vinte?”. Aí entra locução em off acompanhada de lettering com a frase “No mundo real a história é outra”.

A produção termina com a informação de que a Veris está entre as melhores faculdades, segundo o MEC, e com um ensino que prepara seus alunos para a realidade do mercado de trabalho. A assinatura “Faculdades Veris. Educação para um mundo real” encerra o comercial, que tem versões especiais para cada uma das quatro praças onde há campus da Veris.

Ficha Técnica - Filme
Anunciante: Grupo IBMEC
Produto: Veris Faculdades
Agência: Santa Clara
Título: Fantasia
Peças: Comercial TV 30”
Direção de Criação: Murilo Lico, Carlos André Eyer, Fernando Campos
Criação: Murilo Lico, Carlos André Eyer
RTVC: Diego Villas Boas
Planejamento: Ulisses Zamboni, Goncílio Correa
Mídia: Luciana Mariano, Michele Mano
Atendimento: Janaína Luna, Patrícia Fraiha
Produtora Imagem: Corporação Fantástica
Finalização: Indústria Fantástica
Diretor: Marlon Klug
Diretor de fotografia: Eli Firmeza
Diretor de arte: Rodrigo Saraiva
Produção Executiva: Hermínio Júnior
Produtora de Som: Play it Again
Produtor: Lauro de Castro
Aprovação do cliente: Renata Fontana, Daniel Pedrino, Anita Ayre
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Ficha Técnica - Guerrilha
Anunciante: Grupo IBMEC
Produto: Veris Faculdades
Título: Máquina de Dinheiro
Peças: Máquina de Dinheiro
Direção de Criação: Murilo Lico, Carlos André Eyer, Fernando Campos
Criação: Murilo Lico, Carlos André Eyer
Diretor de Interatividade: Pedro Porto
Gerente de Projeto: Vinícius Melo
RTVC: Diego Villas Boas
Planejamento: Ulisses Zamboni, Goncílio Correa
Mídia: Luciana Mariano, Michele Mano
Atendimento: Janaína Luna, Patrícia Fraiha
Diretor de Interatividade: Pedro Porto
Gerente de Projeto: Vinícius Melo
Aprovação do cliente: Renata Fontana, Daniel Pedrino, Anita Ayres

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