A Santa Clara criou uma campanha diferenciada para as Faculdades Veris, do Grupo IBMEC. Ela conta com comercial para TV e ação de marketing de guerrilha que consiste na instalação de máquinas que emitem dinheiro em shoppings de quatro cidades paulistas: São Paulo, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos. Na capital do Estado a máquina foi instalada neste fim de semana, no Shoping Metrô Santa Cruz.
Com base no conceito “Faculdades Veris. Educação para um mundo real”, a agência planeja distribuir, em um mês, cerca de R$ 3,7 milhões em 100 mil cópias de notas nos valores de 100, 50, 20, 10 e 5 reais, que, obviamente, não têm valor monetário. A fim de que não haja confusão das cédulas da ação com notas verdadeiras, as distribuídas pela Veris são 25% maiores e mais escuras que as originais.
Daniel Pedrino, gerente de marketing da Veris Faculdades, conta que a meta é oferecer uma experiência de choque com a realidade utilizando uma máquina de fazer dinheiro, que faz parte do imaginário popular. Dessa forma, a Veris pretende confrontar um mundo de expectativas irreais com o mundo real, para fazer com que as pessoas entendam que elas precisam se preparar de verdade para os desafios da vida.
Daniel Pedrino, gerente de marketing da Veris Faculdades, conta que a meta é oferecer uma experiência de choque com a realidade utilizando uma máquina de fazer dinheiro, que faz parte do imaginário popular. Dessa forma, a Veris pretende confrontar um mundo de expectativas irreais com o mundo real, para fazer com que as pessoas entendam que elas precisam se preparar de verdade para os desafios da vida.

Segundo Murilo Lico, sócio e diretor de criação da Santa Clara, há grande número de universidades prometendo um mundo fácil e simples para os estudantes que nelas ingressarem. “Ao contrário do que parece, não é fácil confrontar esse tipo de comunicação que promete futuro garantido e falar algumas verdades difíceis para o target. Por ser um jeito divertido de tocar no assunto, a máquina de dinheiro é tão apropriada”, afirma. Toda a ação destaca que a Veris prepara seus alunos para serem bem-sucedidos na competitividade do mundo real.
Filme
O comercial para TV também segue o conceito “Faculdades Veris. Educação para um mundo real”. O filme mostra, de maneira surreal, um estagiário com vestimentas que misturam fantasias de príncipe e de palhaço, que é recebido no escritório por uma secretária fantasiada de coelho cor-de-rosa. Ela o encaminha para seu chefe, sentado à mesa vestido de Branca de Neve.
Ao abrir a porta, a secretária diz “Seu Nestor, o estagiário”. O chefe, prontamente, conversa com o rapaz: “Ô, seu Pedro Henrique, me desculpa, mas é que o relatório que o senhor me entregou está um pouco fraco. Eu vou ter de pedir para o senhor a gentileza do senhor refazê-lo. Uns quinze dias de prazo está bom?”. É quando o estagiário suspira, demonstrando enfado e o chefe faz nova pergunta: “vinte?”. Aí entra locução em off acompanhada de lettering com a frase “No mundo real a história é outra”.
A produção termina com a informação de que a Veris está entre as melhores faculdades, segundo o MEC, e com um ensino que prepara seus alunos para a realidade do mercado de trabalho. A assinatura “Faculdades Veris. Educação para um mundo real” encerra o comercial, que tem versões especiais para cada uma das quatro praças onde há campus da Veris.
Ficha Técnica - Filme
Anunciante: Grupo IBMEC
Produto: Veris Faculdades
Agência: Santa Clara
Título: Fantasia
Peças: Comercial TV 30”
Direção de Criação: Murilo Lico, Carlos André Eyer, Fernando Campos
Criação: Murilo Lico, Carlos André Eyer
RTVC: Diego Villas Boas
Planejamento: Ulisses Zamboni, Goncílio Correa
Mídia: Luciana Mariano, Michele Mano
Atendimento: Janaína Luna, Patrícia Fraiha
Produtora Imagem: Corporação Fantástica
Finalização: Indústria Fantástica
Diretor: Marlon Klug
Diretor de fotografia: Eli Firmeza
Diretor de arte: Rodrigo Saraiva
Produção Executiva: Hermínio Júnior
Produtora de Som: Play it Again
Produtor: Lauro de Castro
Aprovação do cliente: Renata Fontana, Daniel Pedrino, Anita Ayres
Ficha Técnica - Guerrilha
Anunciante: Grupo IBMEC
Produto: Veris Faculdades
Título: Máquina de Dinheiro
Peças: Máquina de Dinheiro
Direção de Criação: Murilo Lico, Carlos André Eyer, Fernando Campos
Criação: Murilo Lico, Carlos André Eyer
Diretor de Interatividade: Pedro Porto
Gerente de Projeto: Vinícius Melo
RTVC: Diego Villas Boas
Planejamento: Ulisses Zamboni, Goncílio Correa
Mídia: Luciana Mariano, Michele Mano
Atendimento: Janaína Luna, Patrícia Fraiha
Diretor de Interatividade: Pedro Porto
Gerente de Projeto: Vinícius Melo
Aprovação do cliente: Renata Fontana, Daniel Pedrino, Anita Ayres
No comments:
Post a Comment