28.6.10

VICE e o Projeto The Creators da Intel invadem New York


O Projeto The Creators estreioue em New York com o primeiro evento da história do Creators, onde milhares de participantes participaram de uma extravagância cultural durante todo o dia, com alguns dos principais artistas do mundo em música, arte, filme, design e arquitetura.

O primeiro de cinco seminários globais, o evento da cidade de New York contou com instalações multimídia, peças de arte, painéis de discussões, workshops e inúmeras performances ao vivo. Milhares de participantes lotaram o Milk Studios – um espaço com oito andares e 25 mil metros quadrados para exibições, juntamente com uma seção dedicada na 14th Street no Meatpacking District.

O evento foi parte do Projeto The Creators, uma nova iniciativa de VICE e Intel Corporation para identificar os principais artistas de todo o mundo que ampliam as fronteiras criativas por meio da tecnologia. O projeto cria novas plataformas para que esses artistas demonstrem seus trabalhos e engajem milhões de jovens.

Entre os músicos presentes no evento estavam MIA, anunciada no último minuto como convidada especial, Interpol, Mark Ronson, Die Antwoord, The Rapture, Sleigh Bells, Gang Gang Dance, Neon Indian, Salem e N.A.S.A. (Veja a lista completa abaixo.)

As instalações de arte e expositores incluíram o trabalho da United Visual Arts, um ótimo conjunto da Grã-Bretanha que tem produzido um portfólio com algumas das melhores instalações baseadas na tecnologia do século 21, Takeshi Murata, um artista digital que cria trechos de cor fluídos, como o Rorschach, distorção, manipulação e imagens psicodélicas, e Nick Zinner, guitarrista do Yeah Yeah Yeahs, um artista que combinou o seu trabalho fotográfico com um material composto especialmente para a exibição (veja lista completa abaixo).

As exibições de filmes incluíram “I’m Here” de Spike Jonze’s, uma história de amor sobre dois robôs que vivem em Los Angeles. O Ray Lei da China exibiu um silencioso curta de oito minutos chamado “The Face”, sobre uma sociedade asiática de hip-hop onde todos são estranhos, rodando as cabeças de cubo de Rubik, e a Ladj Ly da França exibiu o “Go Fast Connexion”, um “docu-ficção” sobre a cobertura inadequada da imprensa francesa sobre os maiores problemas que causaram tumultos e protestos generalizados por parte dos cidadãos franceses. (Veja lista completa abaixo).

Desde que o Projeto The Creators foi lançado no dia 17 de maio, milhões de indivíduos visitaram o TheCreatorsProject.com, um portal interativo e antológico que abriga uma seleção de mais de 90 vídeos, obras de arte e entrevistas originais com os artistas mais criativos de todo o globo. Desde a sua inauguração, a comunidade online do The Creatros explodiu com milhares de pessoas unindo-se às contas do Creators no twitter e no Facebook para compartilharem visões artísticas, debater idéias criativas e se engajar com os artistas participantes.

“A criatividade significa explorar possibilidades, quer seja quebrando a cara ou sendo guiado por um processo, e expõe você para o mundo”, declarou Nick Zinner, do Yeah Yeah Yeahs. “O Projeto The Creators permitiu que eu e outros artistas emergentes tivéssemos a chance de tentar novas idéias, de novas maneiras, ao encorajar a colaboração e o suporte ao pensamento não convencional sobre a arte e a sua audiência”.

“Quando eu era uma criança radical, crescendo na década de 80 em Ottawa, Canadá, havia outros 11 roqueiros punk em toda a cidade. Tínhamos que lutar contra os metaleiros e os DJs todos os dias”, declarou o Fundador da VICE Shane Smith. “Quando Dead Kennedys, the Clash e os Ramones tocaram em Montreal todos nós (os 11) pegamos o ônibus... e quando encontramos a imensa multidão formada por outros punks (provavelmente 250) eu chorei, porque percebi que não estava sozinho no mundo, existia essa super-comunidade-nacional-punk e eu era parte dela. Essa semana eu tenho assistido os novos vídeos de Die Antwoord e MIA e pensado que esse é o show que eu tanto esperei assistir quando tinha 18 anos”.

“Essa é uma época tão empolgante para estar envolvido com arte e tecnologia”, declarou Deborah Conrad, chefe do departamento de marketing da Intel. “A criatividade que temos visto desde que o trabalho do Projeto The Creators começou não é nada menos do que alucinante, inspiradora e de cair o queixo. Os participantes são genuínos. O trabalho que eles trouxeram a nós por meio do projeto até agora é a celebração do que é possível quando suas visões encontram os bits e bytes. É mágico”.

“Estimular e apoiar o enriquecimento criativo sempre foi uma parte vital do DNA da Milk e o Projeto Creators é uma prova disso”, declarou Mazdack Rassi, proprietário do Milk Studios. “O Milk está extremamente orgulhoso por fazer parte desse evento épico que une as mais inovadoras mentes do mundo em um único lugar ao mesmo tempo. Estamos empolgados por fazer parte do processo que está mudando a maneira como as pessoas experimentam a variedade de meios de arte que existem em nosso hemisfério cultural”.

Hoje, VICE e Intel também lançaram uma nova revista, criada especificamente para o evento The Creators na Cidade de New York. É a primeira de uma série de cinco revistas que abordarão cada evento e culminarão com o lançamento de um grande livro contendo o trabalho de cada Criador.

A série de eventos viajará até cidades que estão na liderança da expressão artística no século XXI, incluindo Londres, São Paulo, Seoul e Pequim, onde a série de eventos será concluída com uma final de 3 dias, com a participação de artistas e expositores de todo o globo.

Sobre o Projeto The Creators
O Projeto Creators foi concebido pela paixão da VICE e da Intel por tecnologia e arte como ferramentas poderosas para melhorar vidas e impactar a cultura. Por meio da iniciativa, VICE e Intel planejam fortalecer e inspirar a próxima geração de inovadores para fomentar suas visões artísticas por meio do uso criativo da tecnologia.


Sobre a VICE
A VICE foi lançada em 1994 como uma pequena revista em Montreal e, desde então, cresceu até tornar-se uma empresa mundial de mídia. Desde o primeiro dia, a tecnologia levou a VICE adiante, transformando idéias em realidade. As inovações nas tecnologias de publicação fizeram da Revista VICE um sonho possível e, mais recentemente, o baixo custo da filmagem e da distribuição digital democratizaram os mundos da TV e da distribuição de filmes na VBS.TV. À medida que a tecnologia continua a melhorar, o objetivo da VICE continua sendo dar uma plataforma para que os artistas sejam representados e debatidos.

No comments: