16.7.10

TRANSFER arte urbana & contemporânea. transferências & transformações


O Santander Cultural apresenta TRANSFER, uma representativa mostra de arte urbana e contemporânea, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo. De 18 de julho a 12 de setembro, a iniciativa oferece um amplo olhar sobre o tema por meio de mais de 300 obras assinadas por seres criativos que surgem de várias áreas de expressão e transformam em arte suas linguagens. TRANSFER é um ponto de partida para explorar e discutir um novo processo cultural ainda pouco estudado e documentado, que conquista cada vez mais reconhecimento na sociedade e une-se ao circuito de exposição, discussão e comercialização da arte contemporânea.

O ambiente multidisciplinar da mostra expõe pintura, desenho, arquitetura, fotografia, música, vídeo, registros de intervenções urbanas e performances de skate, e resgata desde obras e artefatos seminais do underground até o que existe de mais atual na produção artística relacionada ao universo da arte urbana. Além de uma importante representação de artistas brasileiros, a mostra traz uma impactante produção norte-americana. Trata-se de uma seleção de trabalhos e artefatos de artistas integrantes da exposição itinerante Beautiful Losers, além de instalações in loco criadas especialmente para TRANSFER, destacando a relação de influencias entre os dois países.

TRANSFER está organizada pelos eixos Intervencionistas, Mauditos, Autoindicados e Beautiful Losers, e inclui instalações e murais criados in loco, além de um experimento de arquitetura skatável. No espírito do it your self (faça você mesmo), a arte urbana apresentada na exposição tem trabalhos de artistas que usaram as ruas para se expressar, criaram seus próprios veículos de comunicação, redes de distribuição e valores estéticos.

Os artistas presentes em TRANSFER não representam um movimento organizado, não compartilham manifesto e muitos nem conhecem uns aos outros. Para cada um deles, existe um microcosmos com histórias diferentes do padrão, ambientes culturalmente ricos e redes alternativas que mercem atenção. No DNA da mostra, está o sentimento de que qualquer pessoa pode se expressar e evoluir com seus próprios meios, de forma independente.

A curadoria coletiva de TRANSFER tem Lucas Ribeiro “Pexão” na coordenação geral, ao lado dos curadores Fabio Zimbres, Alexandre Cruz “Sesper” e Christian Strike em eixos específicos. Para o curador Pexão, “TRANSFER é o momento de mostrar a complexidade e riqueza da arte urbana brasileira, lidar com sua história que ainda é difícil de rastrear, e pensar no seu papel dentro do panorama da arte contemporânea. As raízes da arte urbana vão muito além do graffiti.”

TRANSFER arte urbana e contemporânea, transferências e transformações acontece no recém lançado Pavilhão das Culturas Brasileiras. O projeto dialoga com a mostra Puras Misturas, inaugurada em abril que faz renacer uma visão de processo histórico sobre a arte popular no País. Para Carlos Augusto Calil, Secretário Municipal de Cultura de São Paulo, “a chegada de TRANSFER ao Pavilhão das Culturas Brasileiras complementa a proposta do novo espaço museológico do Parque Ibirapuera de celebrar a riqueza e diversidade da nossa cultura. Em Puras Misturas, em cartaz no local desde abril deste ano, estão presentes as formas de arte erudita, popular e indígena e com esta mostra multidisciplinar de arte urbana o panorama fica completo”.

“A parceria entre o Santander Cultural e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para a realização de TRANSFER é fundamental. Juntos trabalhamos para viabilizar um projeto que se propõe a expandir a visão da arte urbana e a promover uma interação entre pensadores, artistas, educadores, comunicadores, especialistas diversos e o público em torno da reflexão das linguagens contemporáneas da arte e das relações humanas nas metrópoles. Elas espelham experiências que ampliam o espaço da arte na sociedade e a relação das pessoas com a cidade”, destaca Liliana Magalhães, superintendente do Santander Cultural.

O portal www.transfer.art.br reúne informações e notícias relacionadas ao universo da mostra. O website funciona também como ferramenta de relacionamento para artistas e púbico em geral, interligado a redes sociais como Twitter, Facebook e Flickr.

Serviço
TRANSFER arte urbana & contemporânea. transferências & transformações

18 de julho a 12 de setembro de 2010.
De terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada até as 17h.
Ambiente acessível. Entrada gratuita.

Pavilhão Das Culturas Brasileiras (ex-Prodam)
Parque Ibirapuera,
Rua Pedro Alvares Cabral, s/nº
São Paulo - SP
Estacionamento disponível pela entrada do portão 10

1 comment:

Anonymous said...

Acabei de adicionar seu feed para meus favoritos. Eu realmente gosto de ler seus posts.