25.8.10

Caixa Cultural São Paulo recebe o melhor da Escultura Brasileira

Composta por 36 esculturas de artistas de renome na história das Artes Plásticas brasileira, como Rodolfo Bernardelli, Victor Brecheret, Modestino Kanto e Farnese de Andrade, essa mostra apresenta obras datadas desde o período republicano até os nossos dias. Trata-se de uma exposição diversificada e abrangente em termos representativos, pois traz o melhor da escultura brasileira, com obras realizadas em diferentes épocas e materiais diversos - desde terracota, cerâmica, mármore até bronze.

A mostra também traz artistas como: Hugo Bertazzon, que trabalhou com a temática nativista nas décadas de 20 e 30; Décio Vilares, com forte influência das teorias positivistas; Magalhães Correia e João Turin, representantes da escultura animalista, bastante apreciada durante o Romantismo; e, representando o Modernismo, estão presentes Celso Antonio, Zélia Salgado, Bruno Giorgi e Victor Brecheret – escultor escolhido pelos mentores da Semana de 22, em São Paulo, para com eles trabalhar novos conceitos de arte.

Em complemento às atrações da mostra, um projeto de arte contemporânea chama a atenção pela sua proposta. Devotionália (1994 -2004), dos artistas Dias & Riedweg, é uma instalação feita com vídeo e peças em gesso e cera.

A exposição conta, ainda, com expografia, que permitirá o atendimento aos portadores de necessidades especiais, além de obras táteis e catálogos em áudio e Braille, para viabilizar o acesso de pessoas com deficiência visual.

Sobre o Museu Nacional de Belas Artes
O Museu Nacional de Belas Artes - MNBA é a instituição do Brasil que possui a maior e mais importante coleção de arte brasileira do século XIX. Percorrendo o museu, o visitante pode vislumbrar a história das artes plásticas no Brasil, desde os seus primórdios até a contemporaneidade. Atualmente, seu acervo conta com cerca de 60 mil itens, incluindo coleções de pintura, arte sobre papel, escultura, acervo bibliográfico, documentos, etc., distribuídos em 18 mil m² de área construída.

Ficha Técnica
Realização: Aori Produções Culturais
Acervo: Museu Nacional de Belas Artes
Curadoria: Mariza Guimarães Dias
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

No comments: