2.8.10

“Um Percurso, Uma História- O Salão Paulista de Belas Artes”


Mais de 60 obras do Acervo dos Palácios de artistas que participaram dos Salões Paulistas de Belas Artes, entre os anos de 1934 a 2003, estarão expostas no Palácio dos Bandeirantes na mostra “Um Percurso, Uma História- O Salão Paulista de Belas Artes”, que se inicia no dia 11 de agosto e vai até o dia 15 de novembro. A abertura oficial para convidados e imprensa será no dia 10 de agosto, terça-feira, às 20h.

Entre as obras expostas estão as de artistas como César Anderáos, Tarsila do Amaral, Aldo Bonadei, Ernesto De Fiori, Luis Morroni, Anita Malfatti, Oscar Pereira da Silva, Rebolo, Alfredo Volpi, Victor Brecheret, Antonio Rocco, Ângelo Simeone, Pacheco Ferraz, Colette Pujol, Oswaldo Teixeira, Levino Fanzeres, Dakir Pareiras, K.Takahashi, Emídio Carvalho e Oscar Campiglia.


A mostra, que tem como Curadora a Dra. Ana Cristina Carvalho, do Acervo dos Palácios do Governo paulista, traz, também, a reflexão sobre uma das formas de incentivo às artes praticada pelo Governo do Estado entre as décadas de 1930 e 2000, com alguns períodos de interrupção e discussão dessa forma de investimento público. A Curadora destaca: “Pretende se contar a historia dos Salões e mostrar a sua importância no cenário das artes no período dos anos de 1930 á década de 1970, quando também outros salões apareceram no contexto das artes projetando as novas gerações de dos artistas”. Muitos dos artistas atualmente reconhecidos participaram desses salões.


O Salão Paulista de Belas Artes foi um evento artístico criado em novembro de 1933 pelo decreto estadual nº 6 111, assinado pelo interventor federal em São Paulo Armando de Sales Oliveira. O regulamento foi elaborado pelo Conselho de Orientação Artística do Estado.


Entre os vários incentivadores da idéia de um salão anual em São Paulo, nos moldes do Salão Nacional de Belas Artes, destacaram-se o arquiteto Alexandre Albuquerque e o pintor Clodomiro Amazonas. O primeiro salão foi inaugurado em 25 de janeiro de 1934, data em que se comemora a fundação da capital paulista.


SERVIÇO
Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2
Informações: 2193.8282 – monitoria@sp.gov.br
Agendamento eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Aberto ao público das 10 às 17 horas, de terça a domingo.
Grátis.

No comments: