2.8.10

Pão de Açúcar e S.O.S. Mata Atlântica lançam novas sacolas retornáveis


As lojas da rede Pão de Açúcar, a partir do dia 2 de agosto, recebem três novos modelos de sacolas retornáveis desenvolvidos em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. Parte da renda adquirida com a venda das sacolas é revertida para projetos focados na conservação da Mata Atlântica desenvolvidos pela ONG.

As novas sacolas retornáveis são confeccionadas em material 100% PET, tem capacidade para suportar até 20 quilos e são oferecidas com três diferentes estampas e cores. As estampas, que remetem a biodiversidade da Mata Atlântica, são: de borboletas nas sacolas verdes, de pássaros nas ecobags azuis e de macacos nas amarelas. "A parceria com a Fundação adiciona mais um ingrediente importante a nossa ação, pois com o uso das sacolas retornáveis é possível reduzir o consumo de sacolas plásticas, contribuindo assim com a proteção da Mata Atlântica", destaca Ligia Korkes, gerente de sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar.

Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, cerca de 122 milhões de pessoas vivem na região da Mata Atlântica, onde estão as maiores cidades do País. “Embora ela já tenha sido 93% devastada, ainda é essencial para nossa sobrevivência e nossa qualidade de vida, fornecendo água, ar puro e clima ameno, entre vários outros recursos”, completa Segundo Mario Mantovani, diretor de mobilização da instituição.

O lançamento reforça a parceria de cinco anos de sucesso entre do Grupo Pão de açúcar e a Fundação SOS Mata Atlântica, que teve início em 2005 com o lançamento do primeiro Programa de Sacolas Retornáveis do varejo brasileiro. A oferta de ecobags faz parte do programa de redução de sacolas plásticas como forma de estimular o consumo consciente. Segundo Ligia Korkes, a renovação dos modelos é uma maneira de comunicar o programa e de atrair os clientes para a causa. Hoje a rede Pão de Açúcar comercializa oito modelos de sacolas e, desde o início do projeto, já vendeu mais de 880 mil sacolas, sendo cerca de 212 mil, só em 2010.

Retornáveis na Rede Pão de Açúcar
O Pão de Açúcar foi pioneiro no lançamento de sacolas retornáveis no varejo brasileiro. Além dos novos modelos em parceria com a SOS Mata Atlântica, a rede Pão de Açúcar oferece mais 5 opções em sacolas retornáveis: quatro em ráfia sintética e uma em algodão com a frase “eu sou uma sacola verde”.

“Reduzir, reutilizar e reciclar são as premissas que norteiam nossos programas ambientais. Dentro desse objetivo, buscamos continuamente oferecer alternativas práticas e cotidianas que atendam prontamente às necessidades dos nossos consumidores e colaborem com a disseminação dos conceitos do consumo consciente”, afirma João Edson Gravata, diretor de operações da rede.

Embalagens mais resistentes – Em fevereiro de 2009, a rede Pão de Açúcar passou a oferecer sacolas plásticas mais resistentes e conseguiu reduzir em 26% o volume de embalagens que circulam mensalmente nas lojas. A embalagem mais resistente suporta 6 quilos de produtos ante 4,5 quilos na versão anterior. “Essa ação está alinhada aos esforços da rede para oferecer soluções viáveis que colaborem com a redução das sacolas plásticas e seu impacto no meio ambiente”, destaca Gravata.

Estações de Reciclagem
E para complementar o ciclo de consumo consciente, as novas sacolas plásticas mais resistentes podem ser reutilizadas e também recicladas. Basta entregar os plásticos em qualquer uma das 110 Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever, instaladas das cidades de São Paulo, Araçatuba, Barueri, Bauru, Brasília, Botucatu, Campinas, Campos do Jordão, Cotia, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Indaiatuba, Itu, João Pessoa, Marília, Ourinhos, Piracicaba, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Santos, São José do Rio Preto, São Sebastião, Taubaté e Teresina.

Desde 2001, ano do início do projeto, a empresa já arrecadou mais de 36 mil toneladas de materiais recicláveis e óleo de cozinha. Só em 2010, as Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever arrecadaram 4 mil toneladas de janeiro a junho. A média de arrecadação por mês de cada estação é de 600 toneladas.

Outro programa para incentivar o consumo consciente é o Caixa Verde. Lançado em março de 2008 como um projeto piloto de reciclagem pré-consumo em uma loja Pão de Açúcar, o Caixa Verde agradou o público e ganhou espaço em mais 39 supermercados da rede e já arrecadou cerca de 724 mil embalagens. O programa tem como objetivo estimular os clientes a reciclar embalagens (papel, papelão e plástico) antes de levá-las para casa. Exemplificando: ao invés de levar a pasta de dentes e sua respectiva caixinha, o cliente leva só o tubo. As doações são voluntárias.

No comments: