6.11.10

Revela Design 2010 - Cidades Criativas


O Revela, principal evento do Centro de Design do Recife, chega à sua 5a edição cumprindo uma trajetória de reflexões sobre design e suas interações com outras linguagens, que contemplou desde relações com as cadeias produtivas da cultura (2006), ao seu papel social e estratégico para a qualidade de vida das pessoas (2007), considerando questões como as Indústrias Criativas (2008) e a Sustentabilidade (2009).

Neste quinto ano nosso enfoque são as Cidades Criativas, conceito que vem sendo amplamente discutido como perspectiva necessária e diretriz para o desenvolvimento de cidades sustentáveis para um futuro próximo, fechando e aprofundando com coerência o ciclo das questões levantadas desde o primeiro Revela.

Dentro desta perspectiva, tentaremos abordar onde e como o design thinking é estratégico para o planejamento e o desenvolvimento destes novos conceitos de cidades que precisamos criar ou reinventar para habitar. Das possibilidades e impossibilidades de conciliação entre intervenções e projetos funcionalistas, predominantes em grande parte de nossas cidades, de como esta realidade nos conduz a estas reflexões.

Para tal, convidamos profissionais de diversos campos de atuação do design e de outras áreas diretamente ligadas à sua aplicação, seja em reflexões ou em práticas de projeto ligadas a distintas experiência urbanas. Entendemos e esperamos que os debates, palestras e workshops sejam construtivos e reverberadores de ações futuras para a nossa cidade.

Contamos, para isso, com o apoio e a colaboração de pessoas e entidades que acreditam nestas reflexões para a formação de uma nova geração de pensadores, profissionais de projeto e instituições com posicionamentos sintonizados e em convergência de interesses para a criação de cidades mais coletivas e criativas.

Serviço
Revela Design 2010 – Cidades Criativas
Local das palestras: Auditório do Santander Cultural - Av. Rio Branco, 23 – Bairro do Recife (em frente ao Marco Zero)
Locais dos workshops: Centro de Design do Recife e Centro de Formação em Artes Visuais (Pátio de São Pedro, casas 10 e11)
Divulgação dos selecionados: até 5 de novembro no site do Centro de Design
Mais informações: 3355.3147
Contato para entrevistas: Renata Gamelo - 9211-6194

No comments: