8.12.10

Imprensa Oficial e Objeto Brasil lançam O Negócio Do Design


De telefone a avião, passando por eletrodomésticos, embalagens de alimentos, produtos médicos e automóveis, o design está presente em tudo o que nos cerca nos dias de hoje e representa um aspecto importante na competitividade e geração de lucro para as empresas. Todo esse universo e o papel do design no mundo contemporâneo são abordados no livro O negócio do design. A obra é a primeira da coleção “Registro do Design”, uma parceria entre a Imprensa Oficial e a Objeto Brasil, e será lançada nesta segunda-feira, 13 de dezembro, às 19 horas, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, Piso Térreo – Av. Paulista, 2.073.

Em suas 112 páginas, a publicação organizada por Joice Joppert Leal, diretora-executiva da Associação Objeto Brasil, apresenta 11 casos de sucesso da indústria brasileira e mundial em que a inovação, através do design, foi fundamental para aumentar as vendas, tanto em pequenas como em grandes empresas. Há o exemplo conhecido da Apple, que fundiu telefone e MP3 em um mesmo aparelho, criando o Iphone. E outros casos menos conhecidos como o da Continuum, empresa que ajudou a Insulet a desenvolver o Sistema de Administração de Insulina OmniPod – a primeira bomba de insulina autoadesiva que se aplica diretamente sobre a pele do usuário.

“Presente em praticamente tudo o que nos cerca, como ambientes, embalagens, aparelhos eletrônicos, carros e móveis, o design ganha cada vez mais espaço na indústria, por seu reconhecido valor como elemento estratégico. Estética, funcionalidade, usualidade, sustentabilidade – é enorme a gama de aspectos contemplados pelo design. Ao interferir no processo produtivo e na escolha de matérias-primas ambientalmente adequadas, o design é uma ferramenta que ajuda pequenas e grandes empresas a reduzir custos e desperdícios, assim como, padronizar processos, peças e componentes”, afirma Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial.

“Não é à toa que iniciamos a coleção com o título O Negócio do Design. Fazemos questão de deixar claro que o design é um investimento que gera lucro e negócios, uma força respeitável no universo da economia criativa, abrangendo indústrias e serviços que se baseiam em criatividade, aptidão e talento individuais com o potencial de criar riqueza e empregos”, explica Joice Joppert Leal. “Os volumes desta coleção nos ajudarão a entender esse processo e a reconhecer os nomes que criaram a história do design brasileiro e mundial”, completa Hubert Alquéres.

Quem assina o prefácio do livro é a economista Ana Carla Fonseca, que ressalta a importância da publicação: “Ao reconhecer o potencial do design para nossas vidas e nossos negócios, este não é somente um livro importante; é uma necessidade”.

No comments: