9.12.10

Rui Branquinho é o novo VP de Criação da agência Young & Rubicam

Marcos Quintela e Rui Branquinho

Um dos criativos mais reconhecidos do mercado brasileiro, Rui Branquinho assume o cargo de vice-presidente de Criação da agência Young & Rubicam em janeiro de 2011. Com a contratação do profissional, Marcos Quintela finaliza a reestruturação da agência dentro do cronograma definido, ao se tornar presidente, em janeiro deste ano. Em seu primeiro ano de gestão, a agência registrou crescimento de 15%, em relação a 2009, e conquistou dois importantes novos clientes: Ponto Frio e Cartões Elo.

Ex-copresidente de Criação e Planejamento da W/ (W/Brasil), Rui Branquinho chega à Y&R com o desafio de fortalecer ainda mais o posicionamento da agência, que é reconhecida, pelos seus clientes, pelo talento em unir criatividade com resultados. De acordo com Marcos Quintela, o criativo reúne as habilidades consideradas fundamentais para gerir a área de Criação da Y&R. “Além de ser um dos criativos mais talentosos do país, o Branquinho acumula experiências muito bem-sucedidas na gestão dos processos criativos integrados às áreas de Branding e de Planejamento”, comenta Quintela. O executivo também acrescenta que o redesenho da área criativa está em sintonia com as diretrizes do CEO criativo global da Y&R, Tony Granger, cuja meta é colocar a rede no topo das mais premiadas mundialmente.

Em parceria com o time de lideranças formado pelos diretores de Criação Alexandre Vilela (Xã), Felipe Gall, Jorge Iervolino, Mariangela Silvani, Sergio Fonseca (Magrão) e Wilson Mateos e também por Paulo Labriola, diretor de Criação de Design, e Alexandre Arakawa, diretor de Criação de BTL, Branquinho vai comandar uma equipe de 70 profissionais na operação da Y&R São Paulo, entre criativos e as equipes de design e de below the line. “Eu não acreditava que existisse no Brasil um projeto e uma intenção tão clara de buscar o novo quanto o que toda a equipe da Y&R persegue. Foi surpreendente e irresistível”, diz Branquinho sobre o desafio de comandar o projeto de revigorar ainda mais a qualidade criativa da agência.

A reestruturação da Y&R passou por outras áreas da agência. Ainda no primeiro trimestre, Walter Longo deixou de acumular funções, passando a atuar como VP de Inovação e Estratégia, e os profissionais Sylvia Panico e David Laloum foram promovidos aos cargos de VP-Executiva e VP de Planejamento, respectivamente.

Durante o ano, Quintela também comandou a reformulação da estrutura operacional da agência em São Caetano do Sul, responsável pelo atendimento das contas de Casas Bahia e de Ponto Frio.

A Y&R deverá encerrar 2010 com crescimento bem acima da expectativa, em torno de 15%, contra a estimativa inicial de 8%. De acordo com Quintela, esse resultado deve ser atribuído praticamente à expansão dos negócios dentro dos próprios clientes, uma vez que ainda não contabiliza o movimento das novas contas – Ponto Frio e Elo. Sobre as expectativas para o próximo ano, o executivo comenta “continuar trabalhando com muita dedicação, criatividade, energia e determinação em fazer o melhor para os nossos clientes”.

No comments: