17.1.11

Documentário mostra fotógrafo de guerra em ação



James Nachtwey é tema do filme desta quarta-feira (19/1) no Cultura Documentários

Certa vez, Robert Capa, lendário fotógrafo que retratou uma infinidade de conflitos, deu o seguinte recado em tom de desafio: “Se suas fotografias não ficaram boas, foi porque você não se aproximou suficientemente”. O norte-americano James Nachtwey sempre se aproximou. Nascido em 1948, cobriu, por 20 anos, boa parte das tensões bélicas da segunda metade do século XX. Fotógrafo de Guerra, documentário que a TV Cultura exibe nesta quarta (19/1) às 23h45, é uma imersão na forma como Nachtwey conduz, pensa e põe em prática seu trabalho.

Para dar volume ao vídeo, indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2002, o diretor Christian Frei passou dois anos seguindo os passos do protagonista, filmando valas comuns em Kosovo, tumultos de rua na Indonésia e batalhas campais na Cisjordânia. Em vez de usar apenas câmeras convencionais, acopla micro-câmeras especiais à máquina fotográfica de Nachtwey, dando mais ação e dinamismo à narrativa.

Há, contudo, espaço para depoimentos. Nas entrevistas, colegas descrevem a personalidade notável de Nachtwey. Christiane Amanpour, da CNN, diz que ele é um solitário obstinado. A calma e a circunspecção de Nachtwey, raras para quem trabalha em áreas de risco, reflete a confiança interior e a convicção que o permitem perseverar nesta empreitada penosa.

Ele fala pausadamente, sem nenhum cinismo, e não bebe com os colegas. Na sua casa, o cabelo grisalho lhe dá o aspecto de um professor aposentado. Mas logo em seguida ele já se encontra em plena zona de guerra. Suas fotografias não são um objetivo, mas um meio. Tem até gente que diz que ele é um fotógrafo antiguerra.

O programa Cultura Documentários tem curadoria do jornalista e crítico de cinema Amir Labaki.

Ficha Técnica
Gênero: Documentário
Título: Fotógrafo de Guerra (War Photographer)
Diretor: Christian Frei
Ano: 2001
País de origem: Suiça
Duração: 53 minutos
Colorido
Classificação indicativa: 18 anos

No comments: