8.2.11

Árvores de São Paulo


Árvores de São Paulo é a nova galeria que o Acervo dos Palácios – órgão vinculado a Casa Civil apresenta no1º andar do Palácio dos Bandeirantes. São 30 fotografias em preto e branco de Valdir Cruz, produzidas entre maio de 2009 e fevereiro de 2010. Por meio delas, o artista e fotógrafo mapeia e identifica a variedade de espécies de árvores encontradas em toda a extensão do território paulista.

Ao longo de dez meses de intensa pesquisa o artista pôde mapear as árvores do Estado, a maioria delas situada em locais de difícil acesso, como no meio da Mata Atlântica. O período de pesquisa incluiu longos deslocamentos e acampamentos precários, necessários para observação e identificação das espécies.



Foram fotografadas árvores em Araras, Cunha, Descalvado, Ibitinga, Ilhabela, Itapeva, São José do Rio Preto, Limeira, Mogi-Guaçu, Piracicaba, São José do Barreiro, Rifaina, Santa Fé do Sul, São José dos Campos, Sandovalina, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio de Posse, São Carlos, Uchoa e outras cidades paulistas

O autor
Embora more nos Estados Unidos há mais de 25 anos, Valdir Cruz nasceu em Guarapuava, no sul do Paraná, e tem como foco principal de seu trabalho o povo, a arquitetura e a paisagem do Brasil. Neste trabalho, a técnica utilizada pelo artista – o pigmento sobre papel, de quatro cinzas e dois pretos – foi enriquecida com uma nova cor com um princípio de selênio, que dá maior nitidez à tonalidade da imagem, gerando uma luminosidade expressiva.

Serviço
Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2
Informações: (0xx11) 2193.8282 / monitoria@sp.gov.br
Agendamento eletrônico e mais informações: www.acervo.sp.gov.br
Aberto ao público de terça a domingo, das 10h às 17h
Grátis

No comments: