21.2.11

Caixa Cultural São Paulo apresenta a exposição Mirando(a)


A exposição do fotógrafo curitibano Tom Lisboa será inaugurada no dia 1º de março, na Galeria Octogonal da Caixa Cultural São Paulo (Sé). A série, intitulada Mirando(a), é composta por 12 fotos-adesivos medindo mais de 2 metros de altura e resulta de uma intervenção urbana realizada pelo artista em 2009, nas cidades de Curitiba/PR, Paraty/RJ e Feira de Santana/BA.

Comumente rotulado como artista multimídia, Tom tem transitado suas obras em diversos espaços: cibernéticos (web), urbanos, a céu aberto ou em galerias. As imagens de Mirando(a) são um bom exemplo desses deslocamentos: imagens de pássaros foram “capturadas” da internet, emolduradas, penduradas em árvores de verdade e refotografadas, criando um curioso contraste entre o que seria realidade ou representação.

A instalação convida o público a refletir sobre os deslocamentos e ajuda o artista na construção do próximo espaço a ser ocupado por Mirando(a). O artista ainda complementa que uma das fotos da exposição foi reproduzida em 6.000 cartazes para que o espectador leve e exponha onde quiser. “A galeria não é um fim, mas ponto de partida para um novo processo. Muito em breve alguns destes cartazes poderão ser vistos, por exemplo, pendurados na casa de alguém e propondo novos questionamentos”.



Tom ressalta ainda uma referência fundamental para este trabalho: o filme “Eu, Você e Todos Nós”, da diretora Miranda July (inclusive, o “(a)” de Mirando(a) é uma homenagem direta a ela). Apesar dessas modalidades artísticas se desenvolverem em suportes distintos, cinema e fotografia têm em comum o uso da imagem do pássaro como metáfora das artificialidades do nosso cotidiano que fomos condicionados a aceitar como naturais.

No dia 02 de março, às 19 horas, será ministrada uma palestra pelo artista que explorará mais detalhes sobre sua trajetória.

INSTALAÇÃO FOTOGRÁFICA MIRANDO(A)
Abertura para convidados e imprensa: dia 1º de março, às 19h
Palestra "fotografia marginal": 02 de março, às 19h
Visitação: de 1º de março a 1º de maio de 2011
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Galeria Octogonal - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Site da produção: www.sinTOMnizado.com.br/mirando
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

No comments: