19.4.11

Prêmio Design MCB chega aos 25 anos com atividades comemorativas

Secretaria de Estado da Cultura e Museu da Casa Brasileira iniciam calendário especial para a 25ª edição do mais antigo e cobiçado prêmio voltado ao design brasileiro.


Reconhecido como a mais tradicional e renomada premiação de design do país, o Prêmio Design MCB chega em 2011 à sua 25ª edição com uma programação especial, iniciada já na etapa do concurso do cartaz. Com o objetivo de fomentar a troca de ideias e conhecimento, além de contribuir com o diálogo entre mercado e pensamento acadêmico, Secretaria de Estado da Cultura e o Museu da Casa Brasileira organizam uma programação especial, com palestras de profissionais consagrados do design, oficina de produção de cartazes e o Cole Aqui no MCB, um grande mural de cartazes aberto ao público.

As ações da 25ª edição tiveram início em 22 de março, com a abertura das inscrições para o Concurso do Cartaz, que elegerá a peça central de divulgação do Prêmio. Por ser uma ação que valoriza a mídia do cartaz, este ano o Museu abre espaço para receber diversos cartazes de ações culturais que serão expostos em um mural interno. A ideia é abrir espaço para comunicação desta mídia que cada vez menos tem espaço de fixação em áreas públicas. Para o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, o Prêmio se torna mais uma ferramenta de expressão cultural e artística com o Cole Aqui no MCB, aberto a quem queira divulgar ações culturais de qualquer região do país. “Conseguimos inovar a cada edição, mantendo a qualidade e credibilidade da premiação”.

Ao longo dos seus 25 anos de existência, o Prêmio Design MCB tornou-se uma chancela de qualidade para premiados e finalistas. Reconhece a excelência do design de produto e da produção teórica, além de valorizar o design gráfico, por meio do Concurso do cartaz. O 25º Prêmio Design MCB tem o apoio dos seguintes parceiros: Paralela Gift, Arqbacana, Living Design, Vitruvius e Leo Burnett.

Palestras e oficina:
Brasil em cartaz
19 de abril, às 19h30, gratuita
A palestra com o designer e diretor de arte Rico Lins propõe um panorama e reflexão sobre a produção de cartazes no Brasil de 1950 aos dias de hoje. Rico conversará também sobre a exposição “Brasil em cartaz”, realizada em 2005 no Pôle Graphisme de Chaumont.

O cartaz como suporte de mensagens culturais
27 de abril, às 19h30, gratuita
Ethel Leon, professora de história do design e editora da revista eletrônica de design Agitprop, apresenta questões que permeiam o cartaz, tais como suas tarefas históricas e impasses contemporâneos.

Oficina de cartazes
26 e 28 de abril e 3 de maio, das 18h30 às 22h30
Em três encontros com duração de quatro horas, a oficina com Paulo Moretto propõe o debate a respeito de cartazes nacionais e internacionais e o desenvolvimento de uma peça a partir de tema proposto, utilizando recursos como colagem, xerox e pintura. A inscrição, feita pelo tel.(11)3032-2499, tem o valor de R$50 e contempla os três encontros.

A tipografia e o cartaz
4 de maio, às 19h30, gratuita
O cartaz como meio de comunicação de massa tem em sua origem uma estreita relação com a tipografia. A palestra com o designer gráfico Luciano Cardinali propõe a reflexão a respeito do conhecimento sobre o design dos caracteres e suas relações de conjunto.

Cole aqui no MCB
Esta ação é aberta a todos os que quiserem divulgar ações culturais, de qualquer região do país. Além do impresso, o MCB também receberá CDs com os cartazes na versão digital, que farão parte de um banco de dados no site do Museu, possibilitando assim a memória de parte da produção gráfica do país. Para participar basta enviar o cartaz, acompanhado de um CD que deve trazer a imagem do cartaz, em alta resolução (300 dpi), em dimensão igual ou superior ao do impresso, além de autoria do cartaz, evento que a peça deseja divulgar, data do evento, Estado e Cidade onde foi criado. A embalagem deve conter as seguintes informações como destinatário: “Museu da Casa Brasileira- - Cole aqui no MCB”.


Concurso do cartaz
No início do ano, é realizado o Concurso do Cartaz, que está com inscrições abertas até dia 25 de abril e irá eleger o cartaz de divulgação do Prêmio Design MCB. O regulamento está disponível no endereço www.mcb.org.br/premiodesign. Com temática livre, o concurso conta com uma comissão de seleção independente, formada por nomes relevantes do cenário acadêmico e profissionais do design gráfico. O resultado será conhecido no dia 16 de maio e a peça escolhida vai inspirar toda a identidade visual do 25º Prêmio Design MCB, em produtos como camiseta, anúncio publicitário, folder, banner e site.

A importância do Concurso do cartaz do Prêmio Design MCB, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e o Museu da Casa Brasileira, cresce a cada ano. Em 2010, foram inscritos 791 trabalhos de todo o país. O cartaz é um importante meio de expressão cultural e, no Brasil, o Prêmio Design MCB é uma das poucas iniciativas que usa esta mídia, adotada na premiação desde sua quarta edição, em 1989. A partir de 1995, a escolha do cartaz passou a ser realizado por concurso.

Calendário do Concurso do cartaz do 25º Prêmio Design MCB
Inscrições e pagamento de boletos: até 25 de abril
Entrega dos cartazes no MCB: até 4 de maio, data limite para envio do cartaz digital e impresso
Resultado: 16 de maio

Apoio:
Paralela Gift, Arqbacana, Living Design, Vitruvius e Leo Burnett

Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano Tel. 3032-3727
Site: www.mcb.org.br/premiodesign
twitter.com/mcb_org

No comments: