27.6.11

2ª. Mostra 3M de Arte Digital



Marcelo Tas, Giselle Beiguelman, Heloisa Buarque de Hollanda, Luli Radfahrer e Gil Giardelli compõem o júri que vai escolher os dois trabalhos de estudantes brasileiros para integrar, ao lado de nomes consagrados nacionais e internacionais, a 2ª Mostra 3M de Arte Digital e o respectivo catálogo.

A participação é aberta a estudantes universitários de graduação, mestrado ou doutorado de todo o Brasil. Os interessados devem enviar as obras, até dia 15 de julho, para novostalentos@mostra3mdeartedigital.com.br, nos formatos: digital, vídeo, imagem estática a ser impressa, slide show, animação e software. Além de receber obras finais, a iniciativa incentiva também o envio de projetos ainda não executados. Os nomes escolhidos para integrar a 2º Mostra 3M de Arte Digital serão revelados no final de julho. A seleção vai avaliar a utilização inovadora de formas de expressão – internet, imagens criadas em forma digital, softwares e conceitos avançados –, além da contextualização do trabalho dentro do que existe de arte digital.

A 2º Mostra 3M de Arte Digital, que tem o patrocínio da 3M do Brasil, será realizada em setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. A curadoria será de Julius Wiedemann, editor da Taschen, pesquisador dedicado à convergência entre cultura, tecnologia e comunicação. Brasileiro, estudou design e marketing, sua carreira, contudo, é internacional. Trabalhou no Japão, como diretor de arte de revistas de design e eletrônicas, no Reino Unido e atualmente reside em Colônia, na Alemanha, onde é responsável por títulos sobre mídias digitais na prestigiada editora Taschen (propaganda, internet, computação gráfica, arte, design, jogos de computador, entre outros).

Sobre o Júri

Marcelo Tas:
É jornalista e comunicador de TV. Atualmente, Tas é o âncora do programa CQC, na TV Bandeirantes e autor do “Blog do Tas”, no Terra, um dos blogs mais premiados do país. Tas já foi agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior, entre eles a bolsa da Fullbright Comission, quando foi artista residente na NYU- New York University, nos Estados Unidos. Em sua trajetória está o trabalho intenso com tecnologia, com grande foco em cultura e inovação com o público jovem. Marcelo Tas é palestrante frequente em universidades e eventos de tecnologia em todo o Brasil.

Heloisa Buarque de Hollanda:
Professora Titular de Teoria Crítica da Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea/ Fórum de Ciência e Cultura/UFRJ, Diretora d´O Instituto Projetos e Pesquisa e da Aeroplano Editora Consultoria Ltda bem como Curadora do Portal Literal (www.literal.com.br). Heloisa Buarque de Hollanda vem trabalhando no impacto das novas tecnologias digitais e da internet na produção e no consumo culturais, nos últimos cinco anos, através de extensa pesquisa acadêmica.

Gil Giardelli:
É especialista no Mundo.com, com 12 anos de experiência na era digital. Professor nos cursos de Pós-Graduação e MBA na ESPM e CEO da Gaia Creative, empresa em que implementa inteligência de mídias sociais, economia colaborativa e gestão do conhecimento para empresas como Fundação Roberto Marinho, Grupo CCR, SEBRAE, Grupo Cruzeiro do Sul, entre outras. É fundador de outras cinco empresas da era digital. Giardelli é palestrante assíduo de eventos de tecnologia e já ministrou mais de 600 palestras.

Giselle Beiguelman:
É midiartista e professora universitária. Atua nas áreas relacionadas à criação e crítica de artemídia. É professora da FAU-USP, nas áreas de História da Arte e Design. Membro do júri do ars electronica (Linz, Áustria, 2010 e 2011), tem diversas obras premiadas, com destaque para O Livro depois do Livro (1999), egoscópio (2002), paisagem0 (com M. Bastos e R. Marchetti) e Fast/Slow_Scapes (2007). Vários de seus projetos e ensaios integram o currículo de graduação e pós-graduação de universidades brasileiras e no exterior. Foi professora da pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP (2001 a 2011), curadora do Nokia Trends (2007 e 2008) e Diretora Artística do Instituto Sergio Motta (2008-2010).

No comments: