29.7.11

1ª edição da feira AbitaMi em Milão exibe o encontro e a convergência entre design, decoração e a arquitetura



Exibir diferentes expressões do encontro do design, arquitetura, design de interior e decoração por meio de experimentações e pesquisas, contrapondo a tradição com a inovação, o contraste do clássico com o contemporâneo e a criação do artesão com a indústria. Esse é o objetivo da 1ª edição da feira AbitaMi, realizada de 8 a 11 de setembro de 2011, no centro de exposições em Rho, em Milão, na Itália.



Um dos grandes princípios da mostra é oferecer um espaço dedicado à exposição, ao mesmo tempo em que propõe o conceito da experimentação e pesquisa, como diz o subtítulo Design Lab. Com uma estimativa de 120 mil visitantes, o evento propõe uma imersão em mostras de estudos e conceito, como um laboratório para descobertas e reflexões do design, decoração e arquitetura, distribuídos em quatro pavilhões, além das exposições ao ar livre.


 

Com curadoria do chefe do projeto da AbitaMi, Charles Amadori, do crítico em arte e design, Philippe Daverio, dos arquitetos e designers Alessandro Mendini e Luca Scacchi e do historiador e crítico Vanni Pasca, a feira ocupa uma área de 80.000m², sendo 30.000m² dedicados somente aos projetos de pesquisa e experimentação. Conta ainda com a participação de 500 expositores das mais conceituadas marcas internacionais nos segmentos de mobiliário, objetos, iluminação, têxtil, presentes e acessórios para adultos e crianças.

“O evento exibe uma série de exposições que mostram as vivências dos criadores nos projetos, os objetos em si, os sonhos e as cobiças nos lares, as tendências e as inovações no design. Além disso, avalia como essa evolução é interpretada pelos curadores e expositores”, explica o arquiteto e designer Alessandro Mendini, um dos curadores do evento.





Destaques dos pavilhões:
Pavilhão 9 – Dedicado à alta decoração, o pavilhão Memories é a sede das empresas líderes no design clássico de mobiliários, tecidos, tapetes, porcelanas, iluminação, cama, mesa e banho, que exibem as tendências sob a curadoria dos arquitetos Carlo Ninchi e Vittorio Locatelli.

Pavilhão 11 - Exibe propostas experimentais e tendências entre o fashion e o contemporâneo, mais ligado ao desenvolvimento industrial e comercial com uma diversidade de criações que visam desde o mercado hoteleiro e estabelecimentos comerciais até residências e palácios reais.




Pavilhão 13 – Todo o pavilhão é dedicado a exposições comerciais. Dentre elas, a mostra Focus faz uma alusão da ação criativa e o contato com a natureza e os conhecimentos que deriva. Já o extenso espaço Contemporary é dedicado a 15 galerias de arte e design que exibem obras que partem do vintage ao contemporâneo, além de marcas que oferecem obras destinadas a colecionadores. E ainda, numa área ao ar livre de 5.000m², a mostra Concentrati, sob a curadoria do studio Frassinagodiciotto, exibe uma cenografia ímpar que envolve mobiliários para área externa e piscinas localizadas numa das vistas mais deslumbrantes do Milan Trade Fair Centre.

Pavilhão 15
Tre Raconti di Fantasia - Três contos de fantasia, sob curadoria do arquiteto e designer Luca Scacchi, fazem a retrospectiva das últimas décadas do design italiano, ilustrando a experiência e o papel desempenhado pelas empresas Dríade, Alchimia e Produzione Privata.

Una Camera Tutta Per Te – Em português, Um Quarto Todo para Você representa oito mulheres arquitetas e designers que realizaram “um quarto todo para elas”. São elas Cinzia Anguissola, Anna Gili, Nuala Goodman, Margherita Palli, Terri Pecora, Tagliabue, Patrícia Urquiola e Nanda Vigo. Esta exposição estará instalada ao redor de uma praça arquitetada com instalações artísticas, assinadas por Nathalie Du Pasquier, Maria Christina Hamel, Kaija Kiuri, Fulvia Mendini.




A Casa Castiglioni – Uma mostra sobre a trajetória profissional dos irmãos Castiglioni sob as mãos de Achille e Pier Giacomo Castiglioni.

Abitami
www.abitami.net
Data: De 8 a 11 de setembro de 2011
Local: Centro de Exposições em Rho, em Milão, na Itália

No comments: