7.7.11

Abertas inscrições para o programa Empreendedores Criativos, reality show colaborativo dedicado ao desenvolvimento de negócios em rede

Estão abertas as inscrições para o programa Empreendedores Criativos, um projeto único que reúne reality show colaborativo, rede de economia criativa e desenvolvimento de negócios inovadores, com objetivo de reconhecer, valorizar e qualificar agentes que desejam ativar e aprimorar seus empreendimentos. Patrocinado pelo Santander, o programa orienta os empreendedores sobre o caminho para realizar metas de curto, médio e longo prazo, por meio da identificação e uso das próprias competência, utilizando conceitos e ferramentas avançadas de gestão colaborativa e atuação em rede.

Os interessados deverão se inscrever no site www.empreendedorescriativos.com.br até 6 de setembro e responder um questionário sobre o empreendimento a ser desenvolvido. Mas vale lembrar que para ser um empreendedor criativo, significa ter criatividade no cerne do negócio e disposição para compartilhar suas ideias, experiências e conhecimentos. Em 3 de outubro, serão divulgados no site os sete empreendedores para participar do programa de formação intensivo no âmbito do Cemec (Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura). A iniciativa ativa e acelera os empreendimentos, preparando-os melhor para os desafios de mercado. Por isso, além da criatividade no foco do negócio e no modo de atuar, será avaliada a capacidade de articulação dos candidatos em rede.

Empreendedores Criativos é um projeto idealizado e coordenado pelo consultor Leonardo Brant, especializado no desenvolvimento de negócios culturais sustentáveis. Para ele, “o empreendedor enfrenta o desafio de estabelecer diálogo com as outras instâncias da sociedade, a fim de conquistar legitimidade e construir seu percurso de sucesso e credibilidade. Portanto, o programa municiará o participante com conhecimentos e tecnologias que potencializarão o negócio e minimizarão seus riscos”.

Já o Santander fomenta o tema Economia Criativa desde 2009, quando realizou o seminário Cidade Criativa, coordenado por Ana Carla Fonseca Reis. Segundo Fernando Martins, vice-presidente executivo de Marca, Marketing, Comunicação e Interatividade do banco, “a iniciativa estimula o desenvolvimento de negócios com criatividade e valoriza a criatividade como negócio, gerando renda para milhões de pessoas através de um setor da economia(criativa)onde o Brasil poderá nadar de braçada e ser um exemplo em nossa sociedade global”.

Formação terá 4 módulos
De outubro a dezembro de 2011, cada módulo tem um tema e prevê participação de especialistas associados ao Cemec:

22 e 23 de outubro

Módulo 1 – Base conceitual e estratégica
Leonardo Brant - oportunidades para o setor criativo
Ana Carla Fonseca Reis - economia criativa
Reinaldo Pamponet - sociedade em rede

05 de 06 novembro

Módulo 2 – Comunicação: posicionamento, articulação e redes
Paula Nader – gestão de marca
Ricardo Giasseti – convergência
Luiz Algarra – redes sociais

19 e 20 de novembro

Módulo 3 – Planejamento e gestão de negócios
Piatã Stoklos Kignel - plano de negócios
Rômulo Avelar – gestão cultural
André Martinez – metodologia "processo, efeito, resultado"

03 e 04 de dezembro

Módulo 4 – Sustentabilidade: Financiamento com sentido
José Maurício Fittipaldi - fontes de financiamento
Leonardo Brant - negócios culturais sustentáveis

No comments: