21.7.11

Fernando Pini 2011 coloca impressão digital e analógica em pé de igualdade

Organizadores do principal prêmio de excelência da indústria gráfica brasileira constataram equivalência nos resultados dos dois processos; inscrições abrem no dia 1º

O Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini chega a sua 21ª edição com uma mudança que deve deixa-lo ainda mais concorrido. Ao contrário das edições anteriores, as gráficas que utilizam processos digitais de impressão passarão a concorrer, em pé de igualdade, com as gráficas analógicas.

A separação em relação às outras categorias funcionava como uma espécie de proteção inicial ao segmento digital, que há até pouco tempo era considerado de qualidade inferior aos processos de impressão tradicionais. No entanto, nas últimas edições do Prêmio Fernando Pini, esses trabalhos passaram a alcançar um elevado nível de qualidade, dificultando, inclusive, distinguir se uma determinada peça foi produzida apartir de equipamento digital ou analógico.

Coordenado e Organizado pela ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica), com o apoio da ABIGRAF Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), o Pini é o mais importante concurso do setor gráfico da América Latina.

“Entendemos que o segmento digital já pode agora concorrer de igual para igual com produtos feitos em outros processos e, dessa forma, ter acesso a todas as categorias do Prêmio Pini até então restritas a processos analógicos”, resume Reinaldo Espinosa, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), uma das entidades responsáveis pela organização do prêmio.

Principal referência do setor, o Prêmio Fernando Pini tem funcionado como um norte para as empresas que querem contratar as melhores gráficas do País. A divisão da premiação em 60 categorias ajuda a garantir condições de igualdade para todos os competidores, o que tem permitido que gráficas de todos os tamanhos sejam condecoradas.

“A credibilidade do prêmio, com seu regulamento claro e critérios técnicos bem delimitados, tem auxiliado empresários de vários setores na hora de escolher a gráfica mais adequada para as suas necessidades”, explica Fabio de Arruda Mortara, presidente daAssociação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF Nacional), entidade também responsável pela organização do evento.

Regulamento e inscrições
As inscrições para o 21º Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini começam no dia 1º de agosto, e devem ser feitas pelo site www.fernando.org.br. Estão aptos a participar do concurso os produtos gráficos impressos no território nacional a partir do dia 1º de outubro de 2010.

Até o dia nove de setembro, associados ABTG/ABIGRAF adimplentes e com mais de seis meses de filiação pagarão apenas R$ 230 por produto inscrito. O valor para não associados neste mesmoperíodo é de R$ 560. A partir de 10 de setembro, esses valores passam para R$ 320 e R$ 610, respectivamente. Confira o calendário completo do prêmio:

· Inicio das Inscrições: 1º de agosto
· Término das inscrições com desconto: 09 de setembro
· Término das inscrições: 16 de setembro
· Julgamento da 1° fase: 1ª quinzena de outubro
· Julgamento da 2° fase: 1° quinzena de novembro
· Cerimônia de premiação: 22 de novembro

Fornecedores
Como nos últimos anos, os fornecedores da indústria gráfica também serão condecorados. Para participar, as empresas devem se inscrever até o dia 22 de julho. São as próprias gráficas que julgam seus fornecedores.

Na primeira fase do concurso, as gráficas deverão indicar, no ato de inscrição, o fornecedor mais relevante em cada processo de produção. Passarão para a segunda fase os cinco fornecedores mais citados por categoria. Nesta etapa, o vencedor será escolhido em votação nacional, aberta para toda asgráficas, nos seguintes quesitos: Atendimento Técnico, Atendimento Comercial, Confiabilidade no Produto/Equipamento e Cumprimento de Prazos.

Mais sobre o Prêmio
Além dos prêmios distribuídos para as 60 categorias (divididas em 11 segmentos de trabalho gráfico), ainda sãodistribuídos três prêmios de Atributo Técnico do Processo — chamados de Grand Prix –, que conferem a Melhor Impressão, o Melhor Acabamento Editorial e o Melhor Acabamento Cartotécnico entre todos os produtos finalistas do Pini.

A última edição do Prêmio Fernando Pini, em 2010, registrou 175 empresas participantes, de 16 estados brasileiros. O número total de produto inscritos foi de 1.285 trabalhos.

O concurso foi criado em 1991 pela ABTG e ABIGRGAF Nacional, e tem como objetivo principal estimular a produtividade e a qualidade do impresso nacional.

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