21.7.11

Novo olhar sobre a joalheria


Precursora da arte-joalheria no Brasil ministra cursos livres na Fundação

Na década de 60, o universo da joalheria iniciou um movimento visando à fuga dos padrões da indústria, que utilizava apenas pedras e metais preciosos na fabricação de peças. Essa transformação criativa deu origem à arte-joalheria, processo artístico no qual a joia é tratada com uma abordagem poética, desobrigada de seu vínculo com materiais nobres e de sua função decorativa.

A partir de agosto, o Núcleo de Cultura da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) oferece cursos livres nesta área ministrados por uma das precursoras do movimento no Brasil, a professora e artista plástica Mirla Fernandes.

Com início previsto para 30 de agosto, o curso “A Aliança Revisitada” irá discutir os significados e as diversas propostas já realizadas por vários artistas joalheiros contemporâneos. Os participantes conhecerão um breve histórico da arte-joalheria e ao final das aulas irão criar a sua própria releitura dessa peça clássica, escolhendo o material e a técnica utilizados.

Seguindo a mesma proposta, “O Relicário Revisitado” irá, em encontros semanais, estimular o aluno a desenvolver trabalhos a partir de sua própria criatividade. O início das aulas está previsto para 03 de outubro próximo.

Direcionado a estudantes de arte, o workshop “O Corpo que faz” visa explorar o corpo humano como ferramenta criativa no processo de desenvolvimento do trabalho artístico. O programa, que tem início em 07 de novembro, irá apresentar projetos de artistas que trabalham com bodyart, performance e outras formas expressivas que envolvam o corpo como proposta principal. “Vamos propor aos alunos que embarquem nesta pesquisa e desenvolvam um trabalho na mídia de sua preferência em coerência com seu projeto”, explica a professora.

Mirla Fernandes estudou Design de Jóias pela Hochschule für Gestaltung und Technik Pforzheim, na Alemanha, é formada em Artes Plásticas pela FAAP e atualmente é mestranda em Artes Visuais pela UNICAMP. Coordena o projeto Nova Jóia, que promove exposições, cursos e palestras de arte-joalheria no Brasil e já participou de exposições em diversos países, como França, Estados Unidos e Alemanha. Em 2010, Mirla Fernandes foi indicada para o prêmio holandês Prince Claus, que apóia artistas e programas culturais de destaque na América Latina, África e Ásia.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3662-7034 ou pelo e-mail nucleo.informacao@faap.br. A programação completa dos cursos está no site http://www.faap.br/nucleocultura.


Local: FAAP – Núcleo de Cultura / Prédio 1 - subsolo
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo/SP
Informações: (11) 3662-7034 ou nucleocultura@faap.br

No comments: