2.8.11

João Nuno Pinto chega a Delicatessen Filmes


A lista de diretores de cena da produtora Delicatessen ganha mais um nome: João Nuno é o mais novo nome da casa. Com um portfólio recheado e uma intensa carreira em Portugal – são mais de 100 filmes publicitários e videoclipes - é considerado um dos mais conceituados realizadores publicitários do país europeu. Filmou para clientes como Vodafone, Optimus ou Azeite Gallo.

Começou a carreira na Abrinício, uma agência do grupo JWT, como diretor de arte e mais tarde diretor de criação. Começou dirigindo para a produtora Tangerina Azul onde teve diversos trabalhos premiados em festivais como London International Advertising and Design Awards e o El Ojo de Ibero America. Em 2005, fundou a Garage, considerada a Melhor Produtora de Imagem de Portugal. Mesmo no Brasil, João Nuno continua sócio da produtora portuguesa, tornando-a uma porta européia para os trabalhos realizados na Delicatessen.

Mas, João Nuno não se aventurou apenas na publicidade. Em 2010, lançou América, seu primeira longa metragem de ficção. O filme foi premiado em diversos festivais, uma co-produção internacional entre Portugal, Espanha, Brasil e Rússia e ganhou o prémio de Melhor Realização no Festival Internacional de Sofia 2011 e o de Melhor Fotografia no Indie Lisboa 2011.

No comments: