26.8.11

São Paulo recebe exposição do artista espanhol Jesús Herrera


A Paralelo Gallery apresenta, a partir do dia (15/09), as obras do pintor espanhol Jesús Herrera. A mostra “Orlas e Margens do Racional - Ausência e Beleza Elusiva” é organizada pelas marchandes Andrea Rehder e Flávia Marujo, com curadoria do artista espanhol, especialista em história da Arte, Amador Griñó. O coquetel de lançamento, no dia (14/09) às 19h, contará com a presença de Herrera e do curador.



A exposição é composta por técnicas diferenciadas, que incluem quatro telas a óleo, dois desenhos sobre papel, instalações e uma grisalha (utilização de claros e escuros). As obras exibem paisagens de florestas de matizes escuras, intermeadas de pisos com cores vibrantes. De acordo com o curador, o artista exibe uma ampla dicotomia entre natureza e civilização, racional e irracional e possessão e emancipação.Para Griñó, o que Herrera nos mostra é o mascaramento de um significado latente, profundo e verdadeiro. O homem está presente sem aparecer em cena e a natureza, como sujeito, se converte em paradigma e reflexão sobre a realidade atual, política ou conceitual.



Segundo as organizadoras da mostra, o que mais impressiona no trabalho do pintor são os fundamentos clássicos, expostos numa linguagem atual. “Ele usa elementos como o óleo, grisalha e desenho, além de fazer uma perfeita integração com a fotografia, colagem e a instalação. É um artista dotado de uma fina sensibilidade para a construção do discurso figurativo”, completa Andréa.



Sobre o artista

O pintor nasceu no ano de 1976, em Alacant, Espanha. Licenciado em Belas Artes pela Universidade Politécnica de Valência, participou da Academia de Belas Artes de Veneza, Itália. Cursou especialização em Desenho e Métodos Expressivos na Faculdade de Belas Artes San Carlos, da Universidade Politécnica de Valência. Em 2008, desenvolveu pesquisa artística no Museu Bispo de Rosário Arte Contemporânea, Rio de Janeiro. Já expôs em diversas feiras de artes internacionais, a última em 2011, na VII Bienal Internacional de Arte, em La Paz, Bolívia. Ganhou os prêmios "Aquisição Exposição Internacional de Artes Plásticas de Valdepeñas", nas edições de 2004 a 2006. Em 2011 realiza projetos na Paralelo Gallery, em São Paulo.

Paralelo Gallery

A PARALELO é um convite irresistível ao público que aprecia Arte Contemporânea. Foi criada em 2010, pelas marchandes Andrea Rehder e Flávia Marujo que, após anos de atuação no segmento de arte, decidiram inovar e fazer uma ponte cultural entre Europa e países latinoamericanos. A galeria investe e traz ao mercado brasileiro jovens e renomados artistas, que recebem o apoio necessário para desenvolverem seus projetos e exporem no Brasil e exterior. Entre os destaques, as sócias brasileiras já trouxeram ao país a artista plástica de Valência, Maribel Domenach, com a exposição “Existir é Resistir” e levaram em julho de 2011 a Florença, Itália, a mostra “Uma Luz na Floresta Amazônica”, do artista brasileiro Rodrigo Petrella.


SERVIÇO

Exposição: “Orlas e Margens do Racional, ausência e beleza elusiva”, Jesús Herrera
Curador: Amador Griñó
Coordenação: Andrea Rehder e Flávia Marujo
Local: Paralelo Gallery, Rua Arthur de Azevedo, 986 Pinheiros - Tel.: (11)2495-6876
Site/email: www.paralelogallery.com /contato@paralelogallery.com
Período: 15 de setembro a 29 de outubro de 2011
Horário: 2a a 6ª feira, das 11 às 19h. Sábado, das 11 às 15h.
Nº de obras: 12
Técnicas: Tela a óleo, desenho sobre papel, instalações e grisalha

No comments: