1.9.11

CAIXA Cultural SP apresenta mostra “Rubens Gerchman


A CAIXA Cultural SP apresenta no dia 10 de setembro de 2011, às 11 horas, a mostra “Rubens Gerchman: Os Últimos Anos”, no centro da capital paulista. A exposição reúne 22 serigrafias realizadas pelo artista nos cinco últimos anos de sua vida, período em que viveu na cidade de São Paulo. A mostra patrocinada pela Caixa Econômica Federal é realizada pela Arte Impressa em parceria com o Instituto Rubens Gerchman, com curadoria de Enock Sacramento, produção de Cláudia Lopes e está documentada em catálogo de 36 páginas.



Essas 22 obras recentes foram editadas em São Paulo pela Papel Assinado, de Pedro Paulo Mendes e Teca Lacerda; dez delas pertencem à série Beijos, oito à Série “Banco de trás”; as quatro restantes enfocam ciclistas, surf e praia, temas recorrentes na obra de Gerchman. Foram incluídas ainda como referências de trabalhos realizados anteriormente, quatro outras gravuras de Gerchman: dois “Bancos de trás”, de 1981; “Gramática”, dos anos 70, para aludir à série de suas esculturas com palavras (Cartilha no superlativo) e à sua produção litográfica; e “Lindonéia”, realizada a partir da obra “Lindonéia, a Gioconda do Subúrbio”, de 1966, obra emblemática da produção do artista.

“O conjunto dessas serigrafias remete a boa parte do trabalho pictórico que Rubens Gerchman realizou ao longo de seu percurso artístico. Trata-se de uma contribuição para compreender o rico e complexo universo conceitual e plástico do artista carioca. Ele nos instiga a aprofundar a pesquisa sobre a produção gráfica gravada de Gerchman, que tem na litografia a expressão mais pungente de seu gesto criador”, complementa o curador Enock Sacramento.



Sobre o artista:
Um dos mais significativos artistas plásticos brasileiros dos últimos 50 anos, Rubens Gerchman nasceu em 1942 no Rio de Janeiro. Inicia sua formação artística em 1957 no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, onde estuda desenho. Em 1958, começa a trabalhar como programador visual em revistas e editoras do Rio, atividade que exerce até 1966. Em 1960-61 estuda xilogravura com Adir Botelho na Escola Nacional de Belas Artes. Na sequência aproxima-se da litografia e realiza, em 1964, sua primeira mostra, de desenhos e litos, na Galeria Vila Rica. No ano seguinte, Gerchman realiza exposição individual na Galeria Relevo, na qual aparecem seus primeiros trabalhos com temática urbana, e participa da mostra Opinião 65, no MAM/RJ inserindo-se nas fileiras da vanguarda carioca. Aproxima-se de Hélio Oiticica. Em 1966, está presente nas mostras Pare! e Opinião 66. No ano seguinte participa da Nova Objetividade, cria a capa do disco Tropicália ou Panis et Circensis e conquista o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro do Salão Nacional de Arte Moderna, em função do qual viaja para os Estados Unidos, fixando-se em Nova York, onde permanece de 1968 a 1972.

De volta ao Brasil, realiza individual no MAM/RJ (1973) e no MAM/SP (1974) e produz os filmes Triunfo Hermético, ValCarnal, Behind the Broken e Mira, O Imigrante, em homenagem ao pai, proveniente de Kiev, Rússia. Em 1975, Gerchman cria e assume a direção da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, pela qual passam alguns dos mais destacados artistas brasileiros do último quartel do século XX, entre eles vários integrantes da Geração 80. Em meados da década é co-fundador e diretor da revista vanguardista Malasartes.

Em 1979-80, em função de uma bolsa da Fundação Guggenheim e de um prêmio conquistado na Bienal Ibero-Americana, trabalha nos Estados Unidos e no México. Em 1981 desenha os azulejos de um mural para o restaurante do SESC Pompéia, São Paulo e recebe o prêmio Golfinho de Ouro – Personalidade do Ano no Setor das Artes do governo do Estado do Rio de janeiro. Em 1982 segue para a Alemanha com uma bolsa de estudos da Deutsche Akademischer Austauschdeinst. Em 1989 é lançado o livro Gerchman, de autoria de Wilson Coutinho. No início dos anos 90 , volta a viver no exterior: México, Venezuela, Colômbia. Em 1993, edita o álbum de litografias Dupla Identidade e, em 2000, um outro, que inaugura a coleção Cahier d’Artiste, da Lithos Edições de Arte. Em 2003, Gerchman resolve mudar-se para São Paulo, onde veio a falecer em 2008.

SERVIÇO:
Exposição “Rubens Gerchman: Os Últimos Anos”
Abertura para convidados e imprensa: dia 10 de setembro de 2011, às 11h
Visitação: de 10 de setembro a 13 de novembro de 2011
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

No comments: