1.9.11

Exposição na Caixa Cultural SP celebra 50 anos de trabalho de Gian Calvi


Chega a São Paulo, a partir do dia 10 de setembro, a exposição “Gian Calvi – 50 anos vendo as coisas de outro jeito”. A mostra, montada na Caixa Cultural SP, com curadoria de Auta Rojas Barreto (Collecta), ficará aberta para visitação até 13 de novembro no centro da capital paulista, de terça a domingo, sempre das 9 às 21 horas, gratuitamente.

A exposição marca os 50 anos de carreira do escritor, educador, designer gráfico e ilustrador ítalo-brasileiro e é uma grande celebração de sua premiada trajetória artística, navegando desde sua reconhecida produção gráfica e literária até sua participação na renovação da filatelia brasileira durante a década de 70.

Artista multifacetado, Gian Calvi já criou mais de 15.000 obras, desde capas de livros e revistas, cartazes e muitas outras peças que fizeram e fazem parte da vida e do cotidiano nacional.

Mais do que uma viagem sobre a vida e obra do artista, a exposição é um programa para toda a família, em que a interatividade é uma das principais atrações. As visitas são guiadas por monitores, para que o visitante conheça de maneira rica e divertida a trajetória do artista.



Os pequenos podem participar de atividades conduzidas por arte-educadores, oficinas e cantinho da leitura. Tudo elaborado a partir de uma programação educativa preestabelecida e adequada ao público infantil e ao interesse dos educadores.

Para os adultos, uma grade de palestras será apresentada com temas voltados a criatividade, design, publicidade, entre outros. Para apresentar esses temas serão convidados profissionais renomados do setor. As palestras vão acontecer ao longo do evento e serão previamente divulgadas pelo site e blog do artista (www.giancalvi.com.br e www.giancalvi.blogspot.com).

A mostra será aberta também a estudantes das redes pública e particular, que poderão agendar visitas por meio do telefone (11) 3321-4400.

A exposição “Gian Calvi – 50 anos vendo as coisas de outro jeito” é uma realização da Caixa Cultural, com patrocínio da Caixa Econômica Federal. O projeto e produção são da Collecta e Crianças Criativas.

Programa
Quem for visitar a exposição “Gian Calvi – 50 anos vendo as coisas de outro jeito” vai encontrar a área expositora divida em quatro eixos temáticos, que traçam uma retrospectiva da carreira do artista.

Confira abaixo suas principais atrações:
Literatura Infanto-Juvenil – O espaço traz ao público a ampla e premiada obra gráfica de Gian Calvi, que ilustrou mais de 140 títulos publicados no Brasil, Estados Unidos, América Latina, Europa, Oriente Médio e Japão. Entre os destaques estão “Quando a Onça Ganhou suas Pintas”, “João e o Pé de Feijão”. O livro “Um Mundo para Todos”, editado pela Unesco, foi publicado em sete países e com mais de 1 milhão de cópias vendidas no Brasil. Também estão expostas ilustrações de Calvi para livros de renomados autores, como Lygia Bojunga Nunes, Raquel de Queiroz e Clarice Lispector.

 

Design gráfico / Publicidade & Propaganda – Neste módulo, o visitante poderá entrar em contato com as principais criações publicitárias e conceitos criativos de Gian Calvi, além de conhecer um pouco mais de sua vasta produção editorial. Ao longo de sua vida publicitária, iniciada na TV Globo, nos anos 60, Calvi desenvolveu logotipia para importantes empresas, como a própria TV Globo. Fundador da Casa de Desenho e da Casa da Criação, Calvi também participou de campanhas publicitárias de companhias no Brasil e no exterior. O espaço também apresenta outra faceta reconhecida de Calvi. Criador de capas e ilustrações para diversas editoras nacionais e internacionais, o artista atuou em projetos gráficos de premiados autores brasileiros e estrangeiros, como Jorge Amado, Cecilia Meirelles, Erico Veríssimo, Stephen King e Agatha Cristie, Manoel Bandeira, Maria Clara Machado, Maria Mazzetti, entre outros. Entre as obras expostas estão sua clássica capa do Dicionário Aurélio, de 1977, com as letras sobrepostas.

Filatelia – A exposição faz uma viagem no tempo e mostra a importante contribuição de Gian Calvi para a renovação da Filatelia brasileira. Durante a década de 70, como consultor artístico e designer da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) e da Casa da Moeda, Calvi participou da revitalização da produção de selos, carimbos e fascículos, ajudando no fortalecimento da identidade filatélica brasileira, hoje reconhecida internacionalmente. Estarão expostos diversas peças filatélicas em seus vários estágios, além de reportagens internacionais sobre a qualidade da produção brasileira no período, com destaque para uma matéria no prestigiado “The New York Times”.

Responsabilidade Social e Ambiental – Cidadão do mundo, Gian Calvi emprestou seu talento artístico para ações socioambientais na América Latina e Caribe. A exposição conta um pouquinho dessa história, apresentando ao público os diversos programas criados e coordenados por Calvi para empresas e organismos internacionais como ONU, Unesco, Unicef, Organização dos Estados Americanos (OEA), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial e Petrobras, entre outros.

Sobre Gian Calvi
Nascido em Bérgamo, na Itália, Gian Calvi (Gianvittore Calvi) reside no Brasil desde 1949, quando fixou residência no Rio de Janeiro. Com uma carreira abrangente e diversificada, Calvi emprestou seu talento para diversas áreas, como ilustração, filatelia, publicidade/propaganda, literatura, design, educação e responsabilidade socioambiental, sempre desenvolvendo estas atividades de forma simultânea.

Do início de carreira na recém criada TV Globo, em meados da década de 60, até a atual obra literária infanto-juvenil, sua principal atividade atualmente ao lado dos programas socioambientais que coordena, Calvi construiu uma trajetória artística relevante, em que se destacam sua colaboração para importantes movimentos artísticos, publicitários, editoriais e de responsabilidade social e ambiental. Carinho e dedicação especial dedica ainda ao Programa Adultos e CRIANÇAS CRIATIVAS®.

Da publicidade à filatelia, em que se destaca como um ilustrador talentoso e inovador, passando pela literatura infanto-juvenil, onde ilustrou mais de 140 livros publicados, Gian Calvi sempre buscou passar olhar diferenciado das coisas. Sua obra exemplifica bem isso: o objetivo é expandir os horizontes da imaginação para criar um mundo onde tudo é possível.

O jeito especial de Gian Calvi ver as coisas torna impar sua pluralidade artística, instigando o olhar diferenciado e inspirador nas pessoas de todas as idades.

Serviço
Exposição “Gian Calvi – 50 anos vendo as coisas de outro jeito”
Abertura para convidados e imprensa: dia 10 de setembro de 2011, às 11h
Visitação: de 10 de setembro a 13 de novembro de 2011
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Sites: www.giancalvi.com.br e www.giancalvi.blogspot.com

No comments: