27.9.11

Itaquaquecetuba recebe exposição sobre a história da televisão brasileira

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), realiza em Itaquaquecetuba a exposição Marcos da Televisão Brasileira, a partir de 30 de setembro, às 10h, no Museu Municipal. A mostra tem parceria da Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e da prefeitura. No mesmo dia, às 14h, acontece um bate-papo com a atriz Vida Alves, presidente da Pró-TV, na sede da Secretaria Municipal de Educação.

O Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, destaca a importância das exposições itinerantes. “Ações como esta aproximam a cultura da população. Nesta mostra, o público terá a oportunidade de recordar os artistas, fatos e programas que marcaram a televisão brasileira e a memória dos telespectadores”, afirma.

Idealizada e organizada pela Pró-TV, a exposição apresenta ao público reproduções de momentos que influenciaram, cultural e historicamente, na formação da sociedade atual, como a chegada do homem à Lua, o primeiro beijo na TV brasileira, a primeira novela colorida e o início do Jornal Nacional.

A palestra é gratuita e acontece no auditório da Secretaria da Educação, que tem capacidade para 120 pessoas. O endereço é rua João Vagnotti, 40, Centro.

Também gratuita, a mostra pode ser vista até 10/11, de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h. O Museu Municipal fica localizado à praça Padre João Álvares, 49 – Centro.

Marcos da Televisão Brasileira faz parte das ações itinerantes do SISEM-SP que buscam levar a outros públicos, do interior e litoral, conteúdo artístico e cultural antes apenas encontrado na capital.

Sistema Estadual de Museus
O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse www.cultura.sp.gov.br.

ACAM Portinari
A Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, sete museus no interior de São Paulo pertencentes ao governo do Estado. Além do Museu Casa de Portinari, em Brodowski, a ACAM responde por instituições museológicas em Tupã e Campos do Jordão. A gestão compartilhada de museus atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Essas instituições parceiras, sem fins lucrativos, são chamadas Organizações Sociais. Elas foram criadas por lei em 1998. Para saber mais acesse www.acamportinari.org

Pró-TV
A Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira (Pró-TV) foi criada em 1995 com o nome de Associação dos Pioneiros da TV (Apite). Tem como meta preservar a memória da TV e promover encontros sobre o tema, entre shows, exposições e premiações – o Prêmio Pró-TV é uma das realizações da entidade.

Serviço:
Exposição Marcos da Televisão Brasileira
Data: de 30/9/2011 a 10/11/2011
Local: Museu Municipal (praça Padre João Álvares, 49 - Centro – Itaquaquecetuba/SP)
Horário: de terça a sexta, das 8h às 17h; aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h
Informações: (11) 4642-5076
Entrada: gratuita

Palestra com a atriz Vida Alves
Data: 30/9/2011
Local: Secretaria Municipal de Educação (rua João Vagnotti, 40, Centro – Itaquaquecetuba/SP)
Horário: às 14h
Informações: (11) 4647-5200
Vagas: 120
Entrada: gratuita

No comments: