11.10.11

Arquitetura e Design - Concurso premia melhor cabina de caixa eletrônico com viagem a Milão

O mercado bancário brasileiro é um dos maiores investidores em Tecnologia da Informação do país e, entre várias frentes, chegou a altos níveis de especialização em seus caixas de atendimento eletrônico ou ATMs. Porém, o design desses equipamentos ainda é o mesmo há anos. Pensando nisso, a Edra Equipamentos Especiais, fabricante desse e de outros tipos de protótipos e quiosques, promove o concurso nacional “Banco Contemporâneo”, para arquitetos e designers, com o objetivo de mudar esta realidade. O vencedor receberá uma passagem e estadia de cinco dias para visitar a feira de design de Milão (Itália), a mais conhecida feira mundial de design. O comitê de jurados será composto por representantes de entidades do setor financeiro, de acessibilidade e de sustentabilidade, além de arquitetos e designers. O concurso ainda conta com o apoio do grupo de designers e arquitetos Profissionais de Quinta. A Edra vai executar o projeto vencedor.

O concurso tem o apoio da empresa de comunicação e marketing Relatório Bancário. “A idéia do projeto é envolver os usuários e clientes na elaboração da nova cabina e dar voz aos usuários dos seus produtos antes de desenvolvê-los”, explica Jorge Braescher, presidente da Edra.

Para se ter uma idéia da importância do caixa eletrônico, cerca de 90% dos saques são feitos nestes equipamentos dos grandes bancos de rede e cada vez mais recursos são previstos para se somarem aos já existentes. O aspecto de design envolve ainda critérios dos termos de ajustamento de conduta de acessibilidade de 2008 e definidos pela FEBRABAN em parceria com os Ministérios Públicos Federal, Estadual de São Paulo e de Minas Gerais, com a Secretaria Especial de Direitos Humanos e a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência.

Cabina Conceito
O Projeto Banco Contemporâneo visa chegar à concepção da Cabina Conceito para ATMs baseado em pesquisas e estudos focados em sustentabilidade, acessibilidade, tecnologia, manutenção eficaz e design. Serão premiados projetos nas categorias Excelência, Acessibilidade e Sustentabilidade. As pesquisas serão realizadas por empresa especializada a partir de dados apurados junto aos gestores do setor bancário. Dessa maneira, será possível levantar todas as suas necessidades. Todos os inscritos terão acesso aos dados da pesquisa para que possam utilizar essas informações antes de finalizar seus projetos.

As inscrições e a consulta ao regulamento completo podem ser feitas pelo site www.edraequipamentos.com/concurso/ até dia 28 de novembro de 2011 e a premiação acontecerá na 7ª edição do Prêmio Relatório Bancário, que será realizado no dia 1º de dezembro de 2011 no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

A Cabina Conceito deverá observar determinados parâmetros como atender à Norma NBR 9050, ser sustentável, ter ao menos um item com material compósito (piso, teto ou parede), lâmpadas econômicas (LED), placa eletrovoltaica para iluminação e os mais recentes recursos de tecnologia. Ao projeto será desenvolvido plano de manutenção amplo, aplicável às Cabinas Conceito bem como a qualquer outro tipo de caixa eletrônico seguindo as premissas de atuação preditiva e preventiva, rapidez no atendimento, monitoração on-line em real time e cobertura total.

Edra
A Edra Equipamentos Especiais iniciou as suas atividades em 1998 e fabrica cabinas e quiosques de autoatendimento interno e externo, painéis para agências bancárias, totens e displays para comunicação visual, além de projetos especiais. A especialidade em diversos materiais, principalmente compósitos, aço, alumínio, madeira e plásticos, permite buscar a solução total para a necessidade dos clientes e equilíbrio com o meio ambiente.

No comments: