10.11.11

Panamericana realiza Exposição illumiNAÇÕES

Mostra inspirada na Bienal de Veneza terá de performances a fotografias e contará com a curadoria de vários mestres das artes visuais; Intenção foi fazer artistas participantes refletirem sobre o mundo em que vivemos

Nomes importantes da fotografia, das artes plásticas e do design, como Arnaldo Pappalardo, Cláudio Tozzi e Enrique Lipszyc, se uniram na curadoria da Exposição illumiNações, mostra inspirada na Bienal de Veneza e idealizada pela Panamericana Escola de Arte e Design, que será inaugurada dia 17 de novembro nas duas unidades da Panamericana em São Paulo – Avenida Angélica, nº 1900 e Rua Groenlândia, nº77.

O evento apresentará trabalhos multidisciplinares de 60 alunos da instituição, executados em formatos diversos que promovem uma reflexão sobre o mundo atual e seus antagonismos: globalizado, alienado, desigual, belo, avançado, racional e emotivo, objetivando a expressão artística autoral e universal, a arte como meio de comunicação de todas as nações.

A proposta, inovadora, foi a de um evento completamente aberto, sem preconceitos, que levasse a experimentações irrestritas para abordar temas contemporâneos. A mostra é dividida em dois espaços. Na unidade da Angélica, os visitantes poderão apreciar os trabalhos selecionados na área de fotografia, enquanto na unidade da Groenlândia, serão expostas obras de arte de vários tamanhos e formatos.

As obras poderão ser apreciadas em painéis, telas, computadores e em instalações artísticas espalhadas pelo local. Ilustrações, pinturas, colagens, esculturas, performances, maquetes, vídeos, motion graphics, fotografias, entre outros, farão parte dos meios escolhidos pelos artistas para expressarem sua compreensão sobre o tema. O evento é aberto ao público.

Bastidores
Foram necessários cerca de seis meses para desenvolver esta grande mostra. Para chegar aos trabalhos selecionados, foram mobilizados professores, representantes da diretoria e profissionais convidados, caso dos membros do Comitê de Notáveis da Panamericana Cláudio Tozzi, Enrique Lipszyc, Arnaldo Pappalardo, além da psicanalista Andréa Naccache, especialista em Ética, Inovação e Design.

O aspecto inovador da curadoria esteve na discussão e troca de informações entre profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, em todas as obras que serão apresentadas ao público. Dessa forma, a liberdade artística foi levada também para o âmbito da escolha dos trabalhos, evitando, mesmo que involuntariamente, qualquer cerceamento ou imposição de valores.

Em aproximadamente dez encontros de longa duração, Notáveis e membros da Escola transformaram suas visões sobre a arte ali colocada à prova e, mesmo que temporariamente, criaram uma experimentação de critérios, colocando seus olhares em discussão entre os pares para o surgimento de um novo conceito, que agora poderá ser visto em suas inúmeras facetas na Exposição illumiNAÇÕES.

Exposição illumiNAÇÕES
Grátis!
Fotografia
Data: de 17 de novembro a 10 de dezembro
Endereço: Avenida Angélica, 1900, Higienópolis
Horário: 2ª a 6ª das 10h às 21h e sábados das 9h às 12h. Fechado aos domingos.

Artes Plásticas
Data: de 20 de novembro a 10 de dezembro
Endereço: Rua Groenlândia, 77, Jardim Paulista
Horário: 2ª a 6ª das 10h às 21h e sábados das 9h às 12h. Fechado aos domingos.

No comments: