Juneca, 6emeia, Jerry Batista, Drika Prates, 9Polar e outros artistas expõem Arte Urbana na Galeria L’oeil a partir deste sábado (27).
O Grafite como conhecemos hoje, chegou a São Paulo no final dos anos 70 com o término gradual da Ditadura e se tornou sucesso em várias tribos como punks, surfistas, skatistas, grupos de hip-hop, etc. Cultural e sem ilegalidade, diferente da pichação, o grafite é um meio de expressão muito elaborado, que requer tempo, temas, recortes stencils, esboços, molduras, cores e fundos detalhados, ganhando o "status" de obra de arte, sendo exibido em galerias e museus de todo mundo.
No Brasil, um dos grandes precursores do grafite é o artista e professor Oswaldo Campos Junior, o Juneca, que alcançou sucesso nos anos 80 e se tornou inimigo declarado de Jânio Quadros. Atualmente muitos são os grafiteiros que possuem suas obras reconhecidas, como o 6emeia, dupla de artistas paulistanos da Barra-Funda que tornaram bueiros, calçadas, postes e caixas de luz, verdadeiras telas a céu aberto.
Obras do Juneca, 6emeia e de outros nomes como Jerry Batista (professor do Projeto Quixote, que recupera viciados em drogas), Drika Prates e o colombiano 9Polar estarão expostas em mostra denominada “Arte Urbana SP” a partir deste sábado (27) quando será inagurada a Galeria L’oeil, no Brooklin, fruto da parceria entre a Aliança Francesa e Galeria Central.
Com o objetivo de ampliar o conceito de espaços expositivos em São Paulo, fomentando o acesso à cultura contemporânea, a Aliança Francesa e a Galeria Central inauguram no mês de agosto, em São Paulo, a galeria L’OEIL e também a IMAGO, nos Jardins. A Aliança Francesa busca não só ensinar francês ao brasileiro, mas também disseminar a cultura e em parceria com a Galeria Central (renomado espaço de arte contemporânea) transforma suas unidades de ensino em verdadeiras galerias de arte para o paulistano. A galeria da unidade do Brooklin se chama L'oeil e nela acontecerão 3 mostras simultâneas, a "GRAVURA BRASILEIRA: NOVAS APROXIMAÇÕES” (com vários artistas), a “ARTE URBANA SP” (vários artistas) e a obras da artista ISABELLE RIBOT.
LANÇAMENTO E VISITAÇÃO:
Lançamento da Galeria L’Oeil - Brooklin: 27 de agosto, sábado, das 15h às 19h.
Endereço: Avenida Santo Amaro, 3921
Mostras: “GRAVURA BRASILEIRA: NOVAS APROXIMAÇÕES”,
“ARTE URBANA SP” e “ISABELLE RIBOT”
Artistas convidados: Ana Kesselring, Andréa Tavares, Armando Sobral, Arnaldo Battaglini, Augusto Sampaio, Christy Wyckoff, Cláudio Mubarac, Cris Rocha,Edith Behring, Edith Derdyk, Eliana Anghinah, Ernesto Bonato, Florian Foerster, George Gutlich, Jacqueline Aronis, Jerome Cornet, Kika Levy, Laerte Ramos, Margot Delgado, Marisa Hypólito, Nina Kreis, Paulo Carapunarlo, Raquel Kogan, Renata Basile da Silva, Renina Katz, Sheila Goloborotko, Thomas Ianelli, Tomie Ohtake, Ulysses Boscolo, Vicente Kutka, Alex Senna, Anderson Hope, Armamento Visual, Bruno Pastore, 6emeia, Drika Prates, Enivo, Everaldo Matias | Coletivo 5 Zonas, Jerry Batista, Juneca, Marina Zumi, Nave Mãe, Neco Soares, 9Polar, Ota, Pack Toledo, Rafael Sliks, Ricardo AKN, The Ruggi, Thiago Gomes e Isabelle Ribot.
Visitação: de 29 de agosto à 24 de setembro. De segunda à sexta-feira, das 9h às 20h. Sábados das 9h às 12h. Fechado aos domingos e feriados
Classificação: livre
Entrada Franca.
25.8.11
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment