11.4.12

Volkswagen aposta em jogos virtuais



Atenta às tendências de mercado e às mudanças no comportamento dos consumidores, uma das estratégias da Volkswagen do Brasil é o desenvolvimento de jogos virtuais, que funcionam como ferramentas para estimular a interação com os públicos de relacionamento com a marca.

A Volkswagen aposta em duas frentes de atuação: a dos games interativos de relacionamento com o consumidor e a dos jogos com conteúdo de treinamento para funcionários da sua Rede de Concessionárias em todo o Brasil. O objetivo da empresa é aproveitar a receptividade que as pessoas têm com relação às ações criativas e divertidas propostas pela marca e investir em jogos inovadores.

"Quando decidimos criar um game, vários itens são levados em consideração durante seu desenvolvimento, tais como: divulgar e explorar os atributos dos modelos da marca, conscientizar os clientes da importância de fazer a manutenção preventiva do veículo e de respeitar as leis de trânsito, fortalecer conceitos como tecnologia e inovação, entre outros", disse Artur Martins, gerente executivo de Marketing e Comunicação da Volkswagen do Brasil.



Um exemplo de jogo com objetivos educacionais é o Missão SpaceCross, primeiro jogo virtual recentemente desenvolvido pela Volkswagen para treinamento de funcionários da Rede de Concessionárias da marca. A proposta do game é oferecer uma nova ferramenta de capacitação à rede, além de muito mais praticidade e conforto, já que o participante pode acessar o conteúdo à distância e na hora que lhe for mais conveniente.

No Missão SpaceCross, o funcionário assume o papel de "Agente Especial Volkswagen" e encara a concorrência, que tenta impedir o lançamento do Space Cross no mercado. Cheio de ação, mistério, aventura, além de muita informação, o jogo envolve o participante em um roteiro que vai do sul ao norte do Brasil, encarando quebra-cabeças, jogos de habilidade e conhecimento, além de muitos momentos engraçados. No Missão SpaceCross, é possível também aprender sobre o público-alvo do modelo e suas principais características.

"O jogo foi uma aposta bem-sucedida para inovar nosso treinamento, tanto em termos de navegação e interação, quanto no desenvolvimento e apresentação do conteúdo. A experiência se mostrou muito eficiente e agradou os usuários, contribuindo para a absorção do conteúdo do curso", disse Leonardo Tosello, gerente da Academia Volkswagen, área responsável pelos treinamentos das mais de 600 concessionárias da marca no País. Até o momento, a jogo já contou com a participação de mais de 4.500 profissionais.


A Volkswagen do Brasil vem investindo em games desde 2004. O Super Trunfo on-line foi o primeiro jogo desenvolvido para a plataforma Messenger (programa de mensagens instantâneas da Microsoft) na América Latina, como uma ferramenta de branding para a Volkswagen. Com as cartas representando toda a linha de veículos da marca, o game alcançou a média de 1 milhão de partidas por mês, recebendo o prêmio mundial da Microsoft como uma das melhores ações de comunicação feitas por meio do programa, além dos prêmios MMonline, Abanet e Aberje.

A partir daí, a Volkswagen criou uma série de jogos, tais como: o CrossFox Ágil, game que permite que o usuário enfrente uma trilha cheia de obstáculos e aventura; Autopolis, um game de tabuleiro 3D para computador que transmite conceitos de segurança, legislação e cidadania no trânsito, com foco na formação do condutor consciente; entre outros.

Para conhecer os jogos da Volkswagen, acesse o novo site da marca (www.volkswagen.com.br), clique na seção "Planeta Volkswagen" e, em seguida, em "Games". Link: www.vw.com.br/pt/planeta_volkswagen/games.html

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