21.9.09

Paraty em Foco



O universo da fotografia invadirá as ruas, praças e principais prédios da histórica cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 27 de setembro próximo, na quinta edição do Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia Fnac.

A programação deste ano apresenta um panorama das revoluções e renovações pelas quais passa a fotografia contemporânea. A cidade de Paraty será palco de relevantes discussões e apresentações, além de receber uma enorme gama de jovens e consagrados talentos da cena fotográfica brasileira e mundial.

O evento inclui workshops, entrevistas, projeções e exposições de artistas que representam de forma significativa as tendências da arte no momento. Além disso, ações sociais, leilões, encontro de blogueiros e noites de festa contribuem para ampliar o público apreciador da fotografia e aproximar ainda mais os participantes do Festival.

Com vagas limitadas, as inscrições para todos os eventos já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.paratyemfoco.com

PROGRAMAÇÃO ECLÉTICA
De um lado, a enérgica “novidade” dos coletivos fotográficos: os brasileiros CIA de Foto, Garapa e Lost Art, o espanhol Pandora, e a vitalidade das agências que produzem o novo fotojornalismo: Vu (França, fundada em 1986, representada pela fotógrafa Claudine Doury) e a recém criada Noor (Holanda, fundada em 2007, representada pelo fotógrafo italiano Francesco Zizola).

De outro lado, uma série de protagonistas da fotografia contemporânea com forte presença no mercado de arte, nos museus e grandes exposições internacionais, como a alemã Loretta Lux, a argentina/americana Alessandra Sanguinetti, os brasileiros Rosangela Rennó, Cláudia Jaguaribe, Cláudio Edinger, Arthur Omar, Alexandre Sequeira, Alexandre Belém, Juan Esteves, Rodrigo Braga, entre outros.

A programação ganha densidade com nomes como Pedro Martinelli, referência quando o assunto é Brasil, e a dupla Orlando Brito e Lula Marques, que apresentará a mesa Fotógrafos no Poder. Os dois, por atuarem em Brasília, são testemunhas muito especiais da história recente do nosso país.

Workshops como o disputadíssimo Imersão Digital, coordenado por Clicio Barroso e ministrado por Paula Cinquetti, Marcos Issa, Alexandre Keese e René Lentino, complementam a programação trazendo discussões tecnológicas ao Festival.

Para os que preferem contatos mais diretos com a natureza, dois workshops especiais: National Geographic Experience: Natureza e Narrativas Visuais, por Luciano Candisani, e uma vivência de dois dias fotografando num veleiro com Ilana Bessler e César Barreto.

Nesta quinta edição, as entrevistas que acontecem ao longo do dia serão transmitidas ao vivo pelo site do evento. Além disso, todos os eventos estarão disponíveis nos blogs e páginas da internet que irão cobrir de forma dinâmica o Festival. Pela primeira vez na história, todos os blogs voltados à fotografia terão uma oportunidade de reunir-se frente à frente: o encontro da blogosfera fotográfica reunirá os principais blogs de fotografia para uma discussão sobre o tema.

Outro destaque da programação são as noites de projeção, destacando sempre algum tópico especial da fotografia, como a noite da Fotografia Pernambucana, com curadoria do fotógrafo e professor do Recife Eduardo Queiroga, que exibirá um panorama desta verdadeira revolução em curso na fotografia do estado. As outras noites terão a curadoria de Ilana Bessler, Garapa e CIA de Foto, que animarão as noites com imagens, DJs e VJs.

Numa dessas animadas noites, será lançado o Encontros com a Fotografia, projeto inédito, realizado pela Fnac, que documenta o processo de criação de 40 dos principais fotógrafos contemporâneos brasileiros que já expuseram nas Galerias Fnac. Eles foram entrevistados nos seus locais de origem e de trabalho, revelando o que lhes chama a atenção, suas influências, como se enveredaram na fotografia, os lugares que elegeram para ser fontes das suas imagens. Uma iniciativa que estimula a conhecer o Brasil através dos olhos que o registram, contando mais um pouco da história do país. Tudo apresentado em um livro especial, com dois volumes, e um documentário em DVD, com surpreendentes imagens dos ambientes de trabalho de cada um desses fotógrafos, bem como outros ângulos de suas entrevistas.

Nas exposições, surge mais uma novidade: as galerias de Paraty recebem o projeto Galerias Convidadas. Nesta edição, galerias do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, como Arte Plural, Gávea e Babel, contribuem para destacar o papel do mercado de arte nas transformações que vêm ocorrendo na linguagem fotográfica.

Para se chegar a esta vasta programação, que tem inclusive uma forte presença feminina (fato raro até alguns anos atrás, num universo fotográfico predominantemente dominado por homens), Iatã Cannabrava, coordenador de programação do Festival, e Giancarlo Mecarelli, fundador do Paraty em Foco, convidaram um vasto conselho curador, montando um modelo experimental de curadoria, regado a ricas discussões. Participaram deste conselho: Eduardo Muylaert, Armando Prado, Clício Barroso, Cláudio Edinger, Isabel Amado, Jully Fernandes, CIA de Foto, Garapa e Juan Esteves, além de muitos outros fotógrafos e pensadores da fotografia. Segundo Iatã, “a tendência é de que, a partir desta edição, o Festival passe a receber curadores convidados a cada ano”. O Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia Fnac é realizado pela Galeria Zoom, de Paraty, e pelo Estúdio Madalena, de São Paulo.

www.paratyemfoco.com.br

1 comment:

clicio said...

Paulo,

Obrigado pelo post completissimo!
Nos vemos em Paraty?
:-)

Clicio