22.10.09

Guarulhos promove Salão da Literatura de Cordel

Evento será realizado entre os dias 29 e 31 de outubro e contará com recital de poesia, oficinas de arte, exposições de xilogravura e apresentações musicais

Guarulhos (Grande São Paulo) promove na próxima semana a 2ª edição do Salão da Literatura de Cordel. O evento será realizado nos dias 29, 30 e 31, das 10 às 22 horas, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (Rua João Gonçalves, 439, Centro). Os interessados no assunto terão à disposição uma série de atividades como recital de poesia tradicional nordestina, oficinas, exposição de xilogravura, palestras, feira de literatura de cordel e muita cantoria. A entrada é gratuita.

O objetivo do Salão da Literatura de Cordel é mostrar a importância do gênero como ferramenta auxiliar na educação e divulgar temas e formas de apresentação da literatura popular em versos.

No dia 29, às 15h, haverá a palestra “O Gracejo na Literatura de Cordel”, com Varceni Nascimento. Às 19h30, ocorrem apresentações musicais e o recital de poesia com “A Caravana do Cordel”.

No dia 30, às 15h, será realizada a palestra “O Cordel na Sala de Aula”, com João Gomes de Sá. Às 19h30, entram em cena o violeiro e compositor Aldy Carvalho e o músico Eufra Modesto.

Para finalizar, no dia 31, às 14h, haverá uma oficina de xilogravura, com os artistas plásticos Adriano Gambim e Sérgio Ferreira, no Espaço do Escritor. Em seguida, às 15h, a palestra “Contos Folclóricos na Sala de Aula”, com Marco Haurélio. Às 16h30, a oficina “O Fazer Cordel”, com Moreira de Acopiara. Para encerrar o salão, apresentações musicais e recital de poesia, a partir das 19h30, com Jackson Ricarte, Cacá Lopes, Nando Poeta, Castelo Hanssen e A Caravana do Cordel.

Para participar das oficinas “Xilogravura” e “O Fazer Cordel”, os interessados devem se inscrever antecipadamente pelo telefone ou pessoalmente na Biblioteca Monteiro Lobato (rua João Gonçalves, 439, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

No comments: