16.11.09

Brazil Design Week 2009 consolida a força do setor para o País


Luciano Deos - Seminário Indústria da Moda


A Abedesign consolida a Brazil Design Week como evento anual e permanente em São Paulo e confirma, para 2010, a segunda edição do Brazil Design Awards, com objetivo de preview da participação brasileira em prêmios internacionais. Essas são apenas duas das diversas decisões tomadas no último dia do evento, que aconteceu entre 3 e 6 de novembro na cidade. Em reunião do Fórum Brasil Design, movimento que congrega 20 entidades brasileiras e empresariais ligadas ao design das mais diversas características com objetivo de construir uma agenda única no País, que aconteceu durante a Brazil Design Week, foram consolidadas diversas ações para o incremento do setor. Entre elas, a realização de um amplo mapeamento do mercado com a finalidade de desenvolver um planejamento estratégico de longo prazo, mais precisamente até 2020.

Gian Franco Rocchiccioli, Ronald Kapaz e Rui Porto

Ficou decidido que as entidades criarão um calendário único de eventos regionais, nacionais e internacionais, com desenvolvimento de um conjunto de ações estratégicas para o movimento. Também foi definido o apoio e reforço ao papel do Programa Brasil de Design - iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior voltada à inserção e incremento da gestão do design nos setores produtivos brasileiros.

No Fórum, ficou estabelecido apoio integral à Rede DesignBrasil, organização virtual concebida e coordenada pelo Centro de Design Paraná para incentivar a troca de informações e a interação entre profissionais, estudantes, empresários e todos os que vivem de design no Brasil. O avanço dos trabalhos setoriais se dará também por três ações específicas: estruturação da classificação fiscal do setor; estruturação de sindicatos patronais, começando por quatro estados (Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro). Além disso, será criado um banco de dados para ser compartilhado por todas as entidades desse Fórum.

Exposição - Festival Cannes Lions 2009

Outro grande destaque da Brazil Design Week foi o anúncio, pelo BNDES, de que empresas de micro a médio porte passarão a contar, em breve, com os benefícios do Cartão BNDES para contratação de serviços de design orientado para a inovação. A expectativa é de que a iniciativa triplique os resultados das empresas do setor em três anos. O financiamento pode ser de até R$ 500 mil (para empresas com faturamento até R$ 600 milhões anuais), em 48 meses, com juros de 0,9% ao mês. O convênio prevê o início de um estudo, em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign) com o programa brasileiro design, para definição de critérios de credenciamento das empresas.

Um dos pontos fortes da Brazil Design Week foi a apresentação de inédito estudo consolidado do “Impacto do design do resultado das empresas” realizado pela Associação de Designers de Produtos (ADP), em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O levantamento, que analisou dez setores da indústria brasileira, foi elaborado com a colaboração da FGV Projetos, objetivou saber até que ponto o investimento em design pode significar uma melhora no desempenho das empresas, tanto no crescimento das vendas, como na maior penetração nos mercados ou na redução nos custos de produção.
Brazil Design Week 2009

Durante o evento foram conhecidos os vencedores da primeira edição do prêmio Brazil Design Awards, que visou a estabelecer referências de inovação entre as premiações IF Design Awards e Cannes Design Lions, além de identificar os expoentes do design brasileiro. Um dos seus grandes diferenciais é que os ganhadores serão subsidiados pela Abedesign, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para as edições de 2010 dos dois principais prêmios do setor em âmbito mundial.

Segundo Luciano Deos, presidente da Abedesign, a edição deste ano teve excelentes resultados para o setor no tocante às resoluções tomadas e ao avanço na articulação institucional da Abedesign com órgãos públicos e entidades governamentais e privadas. “Consolidamos a importância do segmento para a economia do País, tivemos a presença de grandes nomes do Brasil e do Exterior, como debatedores e expositores, e boa receptividade do público. Avançamos na relação com Apex-Brasil, MDIC, BNDES, Ministério da Cultura e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. As definições e discussões durante o evento mostraram que as ações que vêm sendo impetradas nos últimos anos resultaram em pontos positivos para todos. Mas ainda precisamos consolidar a percepção que todos têm do setor e inseri-lo definitivamente como agente de desenvolvimento do País. Trabalhamos para isso”, afirma o dirigente.

Sobre a Abedesign – Entidade fundada em 2004 que visa a difusão do design brasileiro, contribuição para o contínuo aperfeiçoamento do setor, crescimento do mercado e facilitação de atividades profissionais entre empresas de design. A associação é responsável pela defesa dos interesses da categoria nas instituições públicas, entidades governamentais e diplomáticas, entre outros públicos. Hoje a Abedesign conta com 130 associados, que mensalmente participam de reuniões para definição de seu plano de ações e seminários sobre assuntos ligados ao setor. Para mais informações acesse o site www.abedesign.org.br

No comments: