16.11.09

Projetos de design premiados pelo Sebrae aproveitam resíduos de indústrias mineiras

O Prêmio Sebrae Minas Design, que está recebendo inscrições para sua segunda edição, além de projetos de produtos originais e funcionais, premia trabalhos que utilizem resíduos não aproveitados por indústrias mineiras. Nesta segunda edição serão premiados trabalhos que usem resíduos dos setores de ardósia, calçados, eletroeletrônico, móveis e também da construção civil.
O aproveitamento rentável dos resíduos diminui custos, elimina desperdícios e reduz os impactos sobre o meio ambiente Na primeira edição do prêmio, em 2008, foram apresentados trabalhos com resíduos de madeira, metais, tecidos, papelão, papéis, garrafas e resíduos de construção civil.


O vencedor de resíduo na categoria Estudante foi o projeto de uma mesa com tampo de vidro lapidado e polido sobre uma base AKS7, compósito oriundo de sacaria e papel de argamassa e cimento. O objeto foi idealizado pelos estudantes Ethiene Pereira da Silva, Monique Petrilo Soares e Rachel Sager Boldt.

Um dos projetos classificados na categoria Estudante foi o Ecosaco, desenvolvido por Danilo de Resende Boquet e Renata Vita. Trata-se de uma bolsa confeccionada com sobras de tecido, velcro, zíper e botões, que tem como objetivo substituir as sacolas plásticas, nocivas ao meio ambiente. Já Johanna Odebrecht Dias desenvolveu gemas orgânicas, de quartzo, que aproveitam minerais de menor valor intrínseco da extração mineral. A lapidação orgânica, que consiste em trabalhar formas diferentes, agrega valor a esses resíduos, geralmente descartados ou vendidos a baixo preço. O resultado são gemas que não possuem plano de simetria.

Na categoria Profissional, os vencedores foram Edson Silva Xavier e Wadson Gomes Amorim, com uma linha de anéis decorativos feitos de feldspato, resíduo de minas de extração de gemas. O projeto de design foi desenvolvido a partir da análise das demandas e potencialidades da cidade de Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Os anéis, que adquirem várias formas de escultura, têm como referência a iconografia local e a abundante oferta de matérias-primas consideradas resíduos, de baixo valor comercial. A linha, com o nome Expedição, resgata a arte das tradicionais cerâmicas da região, por meio da aplicação de pinturas gestuais. Os anéis simbolizam o movimento de peixes.

O projeto dos anéis reativou um centro produtivo no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões de menor IDH do estado. O centro gera trabalho e renda para mulheres e jovens do município. Os anéis criados pelo designer são pintados com pigmentos naturais, um traço cultural marcante na região. Edson também está desenvolvendo projeto de reaproveitamento de resíduos para empresas de Itabira, cidade com forte extração mineral, resgatando uma tradicional técnica artesanal que associa côco e ouro.

Também foram finalistas dois projetos na categoria Profissional que usam resíduos. A Ecoprida, de autoria de Miriani Rezende, é uma estante feita de papelão ondulado, papel de saco de cimento e papel de revista colados com cola caseira. O resultado é uma estante leve, decorativa e ecologicamente correta. A Vítrea, projeto de Águida Zanol, Maria Virgínia Ferreira da Costa Val e Raquel Miranda Martins, é um anel com aro simples e confortável, confeccionado com prata fosca reciclada e polietileno tereftalato (PET).

Ainda foram classificados, na categoria Profissional, os projetos Ecomudo, de Miriani Rezende, e o Del Rey, de Helga Freitas. Ecomudo é um criado-mudo produzido com papelão, papéis de saco de cimento, cola betume e cera, que acomoda livros, objetos pessoais ou luminária. Já o Del Rey é uma mesa confeccionada com resíduos de vidro e madeira.

Nova edição do Prêmio
Estão abertas até 31 de março de 2010 as inscrições para o II Prêmio Sebrae Minas Design, que vai premiar a criação de objetos originais, funcionais e que contribuam para reduzir custos, eliminar desperdícios e aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas de Minas Gerais. Podem participar profissionais e estudantes de todo o País. Os trabalhos devem contemplar os setores de ardósia, calçados, eletroeletrônico e móveis, pólos industriais de Minas Gerais. Também serão premiados trabalhos que usem resíduos não usados por essas indústrias e também pela construção civil. Os seis vencedores em cada categoria – profissional e estudante – participarão de missão técnica internacional a um centro de referência em design da Europa. As pré-inscrições podem ser feitas no site www.sebraemg.com.br/premiodesign.

No comments: