10.11.09

Modernistas revisitam a Capela

Pela primeira vez em 40 anos, desde que foi formada a coleção de obras de arte dos palácios do governo paulista, que uma exposição completa do Acervo sai dos espaços palacianos para outro local e o escolhido foi o bairro de São Miguel. Na secular capela acontece de 08 de novembro a 10 de janeiro de 2010, a mostra " MODERNISTAS REVISITAM A CAPELA.”

A capela de São Miguel, que está sendo reaberta após um período de obras de restauração, foi construída no ano de 1622, segundo inscrições da verga da porta principal. Também é considerado o templo católico mais antigo da capital paulistana e integra um conjunto de monumentos coloniais e um dos primeiros edifícios a ser tombado em pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(Iphan), em 1938. Sua história se confunde com a da cidade de São Paulo.


No núcleo 1 da Mostra -Viagem pelas raízes do Brasil apresenta obras pertencentes à coleção dos palácios e fotografias do acervo particular de um artista convidado, associadas à idéia de resgate das origens do Brasil, da arte erudita e popular. Parte conceitualmente das viagens do intelectual modernista Mario de Andrade, que recolhe elementos da cultura brasileira á semelhança do olhar de cada artista que representa as regiões visitadas por Mário.

Núcleo 2
- Devoção revela a religiosidade popular por meio de obras de artistas como Tarsila do Amaral,que mostra em sua obra São Paulo Antigo , uma procissão; destaques, também como a Santa Cecília, de Djanira Motta e Silva.

Núcleo 3
- A Capela e a Cidade procura esatbelecer relações com as obras e o contexto da cidade de São Paulo que cresce e acolhe os milhões de migrantes vindos principalmente das regiões norte e nordeste. apresenta obras associadas à origem da cidade e
seu desenvolvimento. É o caso de obras como Bandeirante, de Portinarti.

Agendamento: 2032-3921
Ingresso:R$ 2,00
Entrada gratuita: Aos sábados e domingos -
estudantes da rede publica
Entidades assistenciasis
Crianças até 7 anos
Idosos com mais de 60 anos
Meia entrada: estudantes com carteirinha

No comments: