14.5.10

Arquiteto Gian Carlo Gasperini receberá Título de Cidadão Paulistano


Cidadão Paulistano - O arquiteto Gian Carlo Gasperini recebe nesta segunda, dia 17 de maio, o Título de Cidadão Paulistano, honraria concedida pela Câmara Municipal de São Paulo, em cerimônia especial para convidados, às 19 horas.

Sobre Gian Carlo Gasperini
Gian Carlo Gasperini, apesar de nascido na Itália, em 1926, adotou São Paulo como cidade e acaba de receber o Título de Cidadão Paulistano, honraria concedida pela Câmara Municipal de São Paulo , que será entregue no próximo dia 17 de maio, em cerimônia especial. Iniciou os estudos na Universidade de Roma e formou-se no Rio de Janeiro, em 1949, assistindo à afirmação precursora do modernismo carioca. Veio a São Paulo no começo dos anos 50 quando esta se tornava "a cidade que mais cresce no mundo", para trabalhar com Jacques Pilon. Com ele realizou, entre outros, o Edifício Paulicéia na Avenida Paulista, precursor do desenvolvimento da avenida e colaborou para a realização do Edifício Barão de Iguape (Banco Moreira Salles) na Praça do Patriarca, importante marco na remodelação do centro da cidade. Em 1960, projetou com o arquiteto Salvador Cândia o Conjunto Metropolitano na Praça D. José Gaspar, ainda hoje um dos pontos mais vivos do centro da cidade.

Gasperini cursou mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1966), doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1973) e é livre docente em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1987).

Na década de 90, agrega-se à segunda geração de titulares (Roberto Aflalo Filho e Luiz Felipe Aflalo Herman), justapondo ao crescimento caótico e antropofágico de São Paulo alguns marcos que evidenciam o rigor profissional dos projetos e o profundo respeito pela cidade nas soluções adotadas. Curadoria: Aflalo & Gasperini e Marcelo Aflalo 4.a Bienal Internacional de Arquitetura Fundada, em 1962, pelos Arquitetos Plínio Croce, Roberto Aflalo e Gian Carlo Gasperini, iniciou suas atividades vencendo o maior concurso internacional da época, promovido pela Peugeot argentina e organizado pela U.I.A. para a construção, em Buenos Aires, da mais alta torre de escritórios da América do Sul.

A Aflalo & Gasperini se organizou como um escritório moderno, atuando dentro das mais avançadas posturas profissionais, visando aprimorar os aspectos tecnológicos e construtivos. Fugindo dos modismos e buscando soluções próprias para cada projeto segundo as necessidades específicas de cada cliente, o escritório foi reconhecido como “o único escritório independente, francamente aberto e atento às expectativas estéticas da arquitetura de outros países”.
Seu currículo abrange projetos no Brasil e no Exterior para os mais diversos setores: comercial e de serviços, residencial, hoteleiro, bancário, industrial, público, social e recreativo, bem como a área de urbanismo. Entre eles estão alguns dos mais importantes marcos arquitetônicos de São Paulo, como o edifício do Citicorp, do Badesp e do Banco Sudameris, na Avenida Paulista; o Shopping Center Iguatemi, em associação com o arquiteto João Henrique Rocha; o edifício sede da IBM do Brasil; o Centro de Controle Operacional do Metrô, na Rua Vergueiro; o edifício do Tribunal de Contas, junto à Av. 23 de Maio; o Centro Administrativo Philips; o edifício sede da Hoechst e o World Trade Center de São Paulo. Vale citar ainda, em Campos do Jordão, o Auditório Campos do Jordão, palco do tradicional Festival de Inverno.

A inserção de seus projetos no contexto urbano de São Paulo é o testemunho da evolução da cidade, de seu crescimento e de suas mudanças. Esse acervo assume, por isso, uma forte conotação histórica.

No comments: