27.5.10

TAM lança campanha para marcar seu apoio à Seleção Brasileira


A TAM Linhas Aéreas, patrocinadora e transportadora oficial da Seleção Brasileira, está lançando uma grande campanha de marketing para marcar sua presença na Copa do Mundo deste ano. Entre os destaques estão os filmes publicitários dirigidos pelo cineasta Fernando Meirelles. "O primeiro deles é o que denominamos ‘Conceito’, no qual falamos do patrocínio de maneira institucional e mostramos a paixão do brasileiro por futebol. Nele, reforçamos que, mais do que patrocinar a Seleção Brasileira, somos os transportadores da equipe e, em época de Copa, não levamos somente o time: levamos o orgulho de um país inteiro", afirma a diretora de Marketing da TAM, Manoela Amaro.

Os filmes serão veiculados até 24 de junho tanto em canais abertos quanto fechados: Globo, Band, SBT, Record, RedeTV, Discovery, FOX, SporTV, Rede Telecine, Megapix, Globonews, Universal, Warner, TNT, AXN, E!, ESPN Brasil e Sony.


A TAM também vai realizar uma série de ações promocionais para os torcedores brasileiros antes e durante a competição na África do Sul. O filme Convite - que será veiculado de 1º a 15 de maio na TV TAM nas Nuvens, exibida a bordo das aeronaves, no canal da TAM no Youtube, além dos cinemas da rede Cinemark e UCI - vai estimular os espectadores a produzir e enviar vídeos de incentivo à Seleção Brasileira para o site Paixão por Torcer (www.tam.com.br/paixaoportorcer). Os melhores serão exibidos à delegação minutos antes da decolagem para o país africano.



O site acaba de ser repaginado e é a plataforma usada pela empresa para abrigar uma série de ações temáticas, começando com o envio de frases de incentivo pelos internautas que serão usadas para adesivar a aeronave que transportará a delegação brasileira à África.

A campanha terá também uma segunda fase, intitulada Reação, quando será lançado um terceiro filme, produzido a partir de trechos dos vídeos dos internautas.

Os anúncios impressos foram inseridos nas revistas Veja, Época e Playboy e, brevemente, estarão também em outras publicações de grande circulação e na internet, nos sites Globo.com, Lancenet!, Yahoo e MSN, entre outros. As peças foram criadas e desenvolvidas pela agênca Young&Rubicam.

Os filmes
No total, a Y&R desenvolveu três filmes para a campanha, com direção de Fernando Meirelles e do filho Rodrigo Meirelles. O primeiro - “Conceito” - entrou no ar dia 1º de maio em rede nacional, enquanto o segundo filme “Convite” contou com veiculação inicial em cinemas e internet, até começar sua exibição a partir do dia 14 de maio nos canais de TV. Já o terceiro filme estréia no dia 27 de maio, logo após a ida da Seleção Brasileira para a África do Sul.

Em “Conceito”, a câmera mostra os jogadores do Brasil chegando ao aeroporto e encontrando a saudação eufórica da torcida brasileira, até finalmente embarcar no avião. No decorrer dessa trajetória emocionante e de pura energia positiva até o portão de embarque, o locutor destaca que mais do que levar os jogadores e o espírito de vitória característico do futebol nacional, a responsabilidade da TAM nessa ocasião também é embarcar a esperança de conquista e a paixão de cada brasileiro.

Já o segundo filme elaborado - “Convite” – estimula as pessoas a enviarem um vídeo com mensagens de incentivo para a Seleção. Os melhores vídeos encaminhados pelo site www.paixaoportorcer.com.br serão transmitidos para os jogadores no momento que o avião decolar para a África do Sul, no dia 27 de maio. Para provocar a participação das pessoas nessa ação, o filme “Convite” mostra um pai levando o filho para acompanhar o embarque da Seleção no aeroporto. Diante da impossibilidade do garoto chegar perto dos craques, o pai grava uma mensagem de apoio do filho e envia pela internet. Ao final, vemos o vídeo do menino sendo exibido para os jogadores em todas as telas da aeronave. A ideía é mostrar que o jogador vai viajar com toda a torcida e a Copa do Mundo já começa no momento em que a porta do avião foi fechada.

Logo após a ida da Seleção para a África, entrará em veiculação o terceiro filme da campanha. Na oportunidade, a peça será um compilado dos melhores vídeos de incentivo encaminhados pelos torcedores e escolhidos por uma comissão julgadora. A primeira exibição desse filme será em rede nacional, no dia 27 de maio.

A criação é de Igor Cabó, José Neto, Rodrigo Mendes e Caio Mattoso, com direção de criação de Marco Versolato, Alexandre Vilela (Xã) e Felipe Gall

Paixão por Torcer
Em junho de 2009, a TAM colocou no ar o website promocional Paixão por Torcer, que tem como objetivo promover ainda mais a paixão do brasileiro pelo futebol e abrigar todas as ações da companhia relativas aos patrocínios à Seleção e à série A do Campeonato Brasileiro.

O site, que faz a contagem regressiva para o início da Copa, traz notícias sobre iniciativas relacionadas ao futebol e um espaço para as reportagens produzidas pela equipe TAM Nas Nuvens, responsável pelo conteúdo de bordo das aeronaves na TV e na revista. O Paixão por Torcer também oferece uma galeria com fotos dos eventos realizados pela TAM antes e durante os jogos.

Há ainda a seção "Downloads", na qual os usuários podem baixar papéis de parede e descansos de tela. A opção "Games" apresenta um jogo virtual interativo por meio do qual os internautas podem brincar de futebol de botão escolhendo o time e desafiando o computador. Em breve, também entram no ar um aplicativo com toda a agenda de jogos da Copa e bolão.

No comments: