27.5.10

Young & Rubicam assina campanha interativa “Shoá, Reflexões por um mundo mais tolerante”


Com o objetivo de informar e educar o público sobre questões de tolerância, coexistência e direitos humanos, a mostra interativa “Shoá, Reflexões por um mundo mais tolerante” chega ao SESC Pompeia, a partir dessa sexta, 28 de maio. Trazendo como tema central o Holocausto ocorrido na Segunda Guerra Mundial, a exposição internacional abordará os diversos “Holocaustos” que ocorreram e ainda ocorrem na história da humanidade.

De acordo com Miriam Vasserman, organizadora e coordenadora da mostra, o conceito criativo desenvolvido pela agência Young & Rubicam, uma das apoiadoras da exposição, sintetiza a proposta da exposição. “A educação é o melhor caminho para o combate à intolerância e discriminação. Shoá, o holocausto judaico, maior mancha negra na história da humanidade, deve ser contada e recontada para evitar que novos holocaustos de qualquer tipo aconteçam. Essa exposição tem o intuito de educar através da reflexão”, acrescenta.


“A campanha mostra alguns dos horrores do Holocausto para ilustrar que só a partir do conhecimento dos fatos é que se pode impedir que outras tragédias ocorram”, comentar Marco Versolato, vice-presidente de criação da Y&R. Com o mote “Conhecer a história é a melhor maneira de ela não acontecer de novo", a comunicação contempla filme para TV e Cinema, anúncios impressos (jornais e revistas), spot de rádio e materiais de divulgação como cartazes e folhetos. As produtoras 02 Filmes e Tentáculo (áudio) também são voluntários do projeto.


O filme “Relato”, dirigido por Dinara Toffoli, diretora de cena da produtora 02 Filmes, mostra várias pessoas, nos dias de hoje, comentando passagens da tragédia como se elas tivessem vivido os horrores do Holocausto. O desfecho fica por conta do letreiro “A história sobreviveu. Veja uma vez. Não veja nunca mais”. No spot “Conselhos”, produzido pela Tentáculo, o locutor relata alguns conselhos que poderiam ter dado um novo desfecho à algumas das passagens marcantes da história, na vida real ou fictícia. Caso do Comandante do Titanic – “Cuidado com os icebergs”; de Romeu, da Julieta – “Não tome o veneno”; ou para o 5º Beatle – “Continue na banda”. Ao final, o alerta: “Quando você já conhece a história, fica mais fácil evitar que ela se repita”.
Para evidenciar o caráter reflexivo da mostra projetada e concebida por três jovens uruguaios, Patricia Catz, Samuel Dresel e Uri Lichtenstein, a campanha impressa vai direto ao ponto. O primeiro anúncio compara o total de seguidores no twitter de duas pessoas que ficaram mundialmente conhecidas por razões opostas. Surpreendentemente, Gandhi tem um número menor em relação ao ditador alemão Hitler, responsável por uma das maiores tragédias da humanidade. Na assinatura, o alerta: “todo cuidado é pouco”. Já a segunda peça, intitulada “Uma exposição às avessas: quanto mais gente vier, menor a chance dela acontecer de novo” é ilustrada por imagens sobre o Holocausto judaico.

Além da Exposição, que ocupará os 600m² do Galpão, a mostra também terá uma programação paralela, com simpósios, palestras e exibição de filmes sobre o tema. A mostra ‘Shoá - Reflexões por um mundo mais tolerante’ fica no SESC Pompeia de 28 de maio a 4 de julho, com entrada gratuita. Mais informações www.mostrashoa.com.br

A criação é de João Paz e Fabio Tedeschi, com direção de criação de Marco Versolato, Alexandre Vilela (Xã) e Felipe Gall.



Mais sobre a mostra “Shoá, Reflexões por um mundo mais tolerante”
O SESC Pompeia apresenta, a partir do dia 28 de maio, a mostra interativa Shoá - Reflexões por um mundo mais tolerante. Trazendo como tema central o Holocausto ocorrido na Segunda Guerra Mundial, e ocupando os 600 m² do Galpão da unidade, a exposição apresentará até o dia 04 de julho os diversos “Holocaustos” que ocorreram e ainda ocorrem na história da humanidade. O idealizador da itinerância do projeto no Brasil, e um dos seus organizadores, é o empresário William Rozenbaum Trosman, que ao visitar a exposição “Shoá, Memória e Legado do Holocausto” ocorrida em Montevidéu durante o ano de 2008 resolveu trazê-la para o Brasil.

Projetada e concebida por três jovens uruguaios, Patricia Catz, Samuel Dresel e Uri Lichtenstein, a mostra teve seu ponto de partida em Montevidéu para a implantação deste projeto no Brasil. No Uruguai a exposição levou dois anos para ser preparada e envolveu mais de 150 pessoas, em sua maioria voluntários. Desde a sua concepção a ideia era viajar com a mostra. De acordo com Miriam Vasserman, organizadora e coordenadora da mostra, “a educação é o melhor caminho para o combate à intolerância e discriminação. Shoá, o holocausto judaico, maior mancha negra na história da humanidade, deve ser contada e recontada para evitar que novos holocaustos de qualquer tipo aconteçam. Essa exposição tem o intuito de educar através da reflexão”.

No Brasil a mostra conta com a produção cultural de Ana Helena Curti e a curadoria do Prof. Fabio Magalhães. A mostra está estruturada em três pilares: MEMÓRIA - visão global, EDUCAÇÃO - Shoá (Holocausto em hebraico) e LEGADO – reflexão para os dias de hoje. Ben Abraham, sobrevivente, jornalista, coordenador-geral da Sherit Hapleitá e vice-presidente da Associação Mundial dos Sobreviventes do Nazismo, será homenageado e representará todos os sobreviventes que moram no Brasil.

Ainda na versão brasileira, a exposição vai contar com obras de importantes artistas brasileiros contemporâneos, como Alex Flemming, Cláudio Mubarac, Nazareth Pacheco, Renata Barros e Rosana Paulino, selecionadas por Fábio Magalhães. Além disso, o projeto contará ainda com uma programação paralela, reunindo palestras, simpósios e exibição de filmes com o tema.

O SESC Pompeia foi considerado pela organização como ideal para a realização da exposição, pois circulam diariamente cerca de 5000 pessoas, além de proporcionar programas de visitas escolares guiadas. No Uruguai a exposição teve mais de 35 mil visitantes em dois meses, entre elas 10 mil alunos do ensino fundamental.

PROGRAMAÇÃO PARALELA
Dia 02 de junho
Simpósio sobre o Holocausto, sua negação e a violação dos direitos humanos.
Participantes: Prof.Dr Samuel Feldberg; Prof. Ania Cavalcanti e Flavio Azm Rassekh
Na ocasião o Prof. Feldberg apresentará o livro Holocausto de Martin Gilbert, traduzido por ele.

Dia 09 de junho
Palestra com convidado internacional: Professor Efraim Zuroff, diretor do Centro Simon Wiesenthal de Israel, que traz o tema: "O combate aos herdeiros do nazismo no século 21".

Dia 16 de junho
Simpósio sobre: Educação, o Holocausto e Direitos Humanos
Participantes: Prof. Maria Luiza Tucci Carneiro; Prof. Denise Hasbany; Prof Roseli Fichman

Dia 23 de junho
Apresentação do filme “Olga”, do diretor Jayme Monjardim, com espaço para discussão. Marcos Napolitano, Professor do Departamento de História da USP e Doutor em História Social (USP) dirigirá as discussões após o filme.

Dia 30 de junho
Apresentação do filme “Noite e Neblina” de Alain Resnais. Discussão com Prof. Celso Zylbovicius

SERVIÇO
SESC POMPEIA apresenta a exposição “Shoá - Reflexões por um mundo mais tolerante”
Rua Clélia, 93
Abertura: dia 28 de maio de 2010
Temporada: até 4 de julho. Terça a sábado, das 10h às 21h30. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 19h.
Local: Galpão. Grátis
Classificação indicativa: 12 anos
Telefone para informações: (11) 3871-7700

No comments: