“Ambev. Feita por gente e sonhos” é o conceito criado pela LODUCCA.MPM para a primeira campanha institucional da companhia desde a sua criação em 2000. Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a companhia, construiu uma história no Brasil e no mundo ao longo destes anos, alicerçada "em sua gente" (os funcionários) e no valor de que não existem limites para sonhar .
Para dividir, e assim difundir, esse princípio com toda a sociedade, a LODUCCA.MPM criou campanha que traz depoimentos de funcionários e colaboradores sobre os grandes sonhos realizados dentro da Ambev.
"A coisa mais importante aqui na Ambev é que as pessoas têm a oportunidade de realizar seus próprios sonhos e com isso contribuir para o sonho de toda a empresa que é ser a melhor empresa de bebidas em um mundo melhor. O mais difícil foi escolher apenas 30 histórias das centenas que tive a oportunidade de conhecer nesses meus 18 anos de Ambev", afirma Sandro Bassili - Diretor de Relações Socioambientais.
São histórias como do Vice Presidente Global de Vendas - Thomás Oliveira, que conta como as idéias são tratadas na Ambev e diz "Aqui na Ambev são as idéias que importam. Aqui elas são os nossos chefes. Isso cria uma cultura de respeito à pessoa e ao talento e não ao cargo". Os relatos ainda incluem o do Especialista Financeiro Nilson Casemiro, que nasceu em um hospital mantido pela Antarctica, teve primos que concluíram seus cursos técnicos na Fundação Zerrenner e está na Ambev há 28 anos; o do técnico administrativo Eron Souza, que começou como pedreiro em uma obra da companhia; o diretor de Novos Negócios João Paulo Badaró, que junto com sua equipe idealizou e lançou o projeto de quiosques de chopp Brahma, e outras muitas histórias de sonhos concretizados.
“A campanha mostra exatamente o que a Ambev é: uma companhia feita de gente, de gente que sonha e quer realizar seus sonhos. E as histórias de cada um são a prova disso.” , completa Guga Ketzer, sócio e diretor de criação da LODUCCA.MPM.
A veracidade das histórias é mantida nas fotos da campanha feitas pelo fotógrafo Bob Wolfenson. Não há retoques no Photoshop e a idéia é ver as pessoas e suas histórias como elas realmente são. O resultado estará estampado em mais de 20 veículos impressos e sete veículos online a partir do dia 24 de julho.
A campanha também marcará o lançamento da nova logomarca da Ambev, criada pela agência inglesa Wolff Olins. Em um tom de azul mais vivo que a anterior, o novo logo mantém a herança da marca, mas se vê numa releitura mais moderna, já que passa a ter as letras em caixa baixa, para ressaltar a informalidade e simplicidade da companhia e se mostrar mais próxima do consumidor.
FICHA TECNICA
Agência: LODUCCA.MPM
Anunciante: Ambev
Título: "Sonho"
Criação: Fernanda Fajardo e José Arnaldo Suaid
Direção de Criação: Guga Ketzer
Head of art: Cassio Moron
Atendimento: Fernando Barros, Cândida Semensato, Marcela Parolini e Sabrina Spinelli
Mídia: Daniel Chalfon, Gabriel Queiroz, Silvia Ramazzotti e Gabriela Oliveira
Planejamento: Isabella Mulholland, Mariana Quintanilha e Marô de Campos Mello
Produtor Executivo de criação: Sid Fernandes
ArtBuyer: Greta Verga e Vanessa Lima
Fotógrafo: Bob Wolfenson
Design logo: Wolff Olins
Aprovação Cliente: Sandro Bassili e Camila Sanz
HISTÓRIAS DA CAMPANHA
Thomás Oliveira
Vice-Presidente Global de Vendas
"Ideias não respeitam organograma."
Eu nunca respeitei o organograma. Calma, isso não quer dizer que eu não respeitava os meus superiores. Significa que eu acreditava nas ideias. Aqui na Ambev são as ideias que importam. Aqui elas são nossos chefes. Isso cria uma cultura de respeito à pessoa e ao talento. E não ao cargo. Aqui cada um tem seu sonho e quer realizar ele. Eu sou a prova disso. Inventei um método de pesquisa quando era responsável por uma região. A pesquisa deu tão certo que a Ambev aperfeiçoou e hoje aplica em todos os mercados. E sabe qual o nome dessa pesquisa? Thomás. Graças a essa e algumas outras ideias, eu passei de gerente de vendas regional para vice-presidente global de vendas. Mas não posso esquecer que tem uma coisa que será sempre mais importante do que qualquer cargo aqui na Ambev: a ideia.
Nilson Casemiro
Especialista Financeiro
"Eu não nasci para trabalhar aqui. Eu, literalmente, nasci aqui."
É verdade. Eu nasci em um hospital mantido pela Antarctica. A maioria da minha família trabalhou aqui. Meus primos concluíram seus cursos técnicos na Fundação Zerrenner, integrante do controle da Ambev. Isso sim é viver uma companhia. E quando aconteceu a fusão entre a Antarctica e a Brahma eu fui convidado a continuar. A Ambev acreditou em mim, no meu sonho. Investiu na minha carreira e eu investi na empresa. Estou na Ambev há 28 anos. Comecei como assistente e hoje eu sou especialista da minha área. Aqui as oportunidades são do tamanho do sonho de cada um. Pode acreditar, afinal, eu conheço essa empresa desde que nasci.
Eron Souza de Jesus
Técnico Administrativo
"Para trabalhar na fábrica que sempre quis, eu tive que construir a fábrica."
Muita gente começa numa empresa servindo cafezinho, eu comecei como ajudante de pedreiro. Como não tinha nenhuma formação, precisei me agarrar à única oportunidade que tive: trabalhar como pedreiro na construção de uma fábrica da Ambev. E aceitei só para ficar mais próximo do meu sonho. E deu certo. Graças aos contatos que fiz, tempo depois eu realizei o meu sonho de trabalhar na Ambev. Comecei no almoxarifado e fui promovido, hoje sou técnico administrativo. E tudo isso só foi possível por dois motivos: sempre acreditei no meu sonho, e a Ambev sempre acreditou em mim.
Lucineide Xavier
Especialista de Benefícios
"Vai cuidar da sua vida."
Eu nunca acreditei nessa expressão, até porque a minha vida sempre foi cuidar da vida dos outros. Estamos sempre vencendo desafios e inovando para oferecer benefícios cada vez melhores para a nossa gente. Porque o ativo mais importante dessa companhia são as pessoas. Essa é uma cultura Ambev da qual tenho orgulho de fazer parte. Reconhecemos o valor de cada um, eu sou a maior prova disso. Em 2009 recebi o prêmio Dono Ambev por todo o trabalho e empenho que dedico a todos na empresa. Eu me importo com a vida de cada um dos mais de 26 mil funcionários do Brasil e suas famílias. Mais que um trabalho, é uma paixão.
Ivoneide Miranda
Especialista de Gente e Gestão
"Quero gente melhor do que eu."
A Ambev acredita que sua gente é a sua maior riqueza. E aposta em gente talentosa. Porque talento atrai talento. E talento só funciona com transparência e sinceridade. O meu trabalho é ajudar cada um a desenvolver o seu talento, realizar os seus sonhos e ser reconhecido por isso. Aqui o regime é de meritocracia. Assim qualquer desafio ou crítica nunca são encarados como algo pessoal. Por isso trabalhamos sem paredes, sem barreiras e sem medo. Somos simples e descomplicados. Porque, se somos do tamanho do nosso sonho, temos que ter gente sonhando ainda maior.
Jaqueline Janssen Luft
Gerente de Meio Ambiente
"Sustentabilidade. Antes mesmo dessa palavra estar na moda eu já trabalhava nisso."
Em 2000, comecei a trabalhar aqui na área de meio ambiente. Muito antes disso a Ambev já investia em ações que buscavam o equilíbrio entre ganho econômico e socioambiental. Tive a oportunidade de realizar diversos sonhos: fizemos um mutirão de limpeza onde transformamos menores infratores em ajudantes de limpeza com um programa de coleta seletiva, implementamos a Horta Escolar e criamos um projeto que reduz o impacto da produção na natureza e nas comunidades. Deu tão certo que exportamos essa ideia para outros países. Sustentabilidade é mais que uma palavra aqui na Ambev, é um sonho que realizamos todos os dias.
Durval de Andrade
Supervisor de Embalagem
"Primeiro, eu consegui o emprego. Depois, o diploma."
Aqui na Ambev não basta ser bom, você precisa ser completo. E a Ambev investiu na minha formação, literalmente, com bolsas de estudo. Me formei técnico em mecânica e em seguida fiz a faculdade de administração e gestão industrial com foco em engenharia. A Ambev não só acreditou no meu sonho como me ajudou a realizá-lo. Aqui todos crescem juntos. E as promoções não demoraram a aparecer: comecei na área de operações e hoje sou supervisor de embalagens, mas o meu sonho é ser gerente da minha área. Eu sei que vou conseguir, e sabe por quê? Porque não existem limites para quem sonha grande.
Maurici de Aragão
Especialista em Embalagens
"Uma lata de cerveja que fala. Isso já diz muita coisa."
Na Ambev não existe ideia maluca, existe ideia boa. A latinha da Skol que fala é uma dessas boas ideias que só se tornam realidade em um ambiente que acredita nelas. Aqui eu posso explorar todo o meu potencial para propor, inovar e criar. A prova disso é a garrafa retorcida de Skol Beats e o rótulo termossensível que avisa quando a cerveja está gelada. Aqui todos sabem que podem crescer com suas ideias. As pessoas têm a garantia de que um trabalho inovador será recompensado, seja por mérito individual ou em grupo. Aqui o que conta são as ideias inovadoras, e não sou só eu quem diz isso, são os nossos produtos.
João Paulo Badaró
Diretor de Novos Negócios
"Não deixei que entrasse água no meu chopp."
Isso mesmo, quando assumi a divisão de chopp eu aceitei um grande desafio: desenvolver ainda mais o negócio de chopp. Nada podia dar errado. Eu e a minha equipe precisávamos sonhar grande, e foi o que aconteceu. Criamos o que hoje é uma das maiores franquias do Brasil: os quiosques da Brahma. Isso só foi possível porque a nossa principal ferramenta de trabalho na Ambev é a liberdade de propor, desafiar e inovar. Porque não pense que é fácil criar uma das maiores redes de franquia do Brasil. Mas nada é impossível quando se sonha grande.
Graziela Solera
Distribuidora Ambev em Goiânia
"Ser a maior distribuidora da Ambev. Esse tipo de sonho você não tem dormindo."
Não importa o tamanho de um sonho, mas sim a determinação de quem sonha. E o sonho de abrir uma distribuidora começou há vinte anos, com a Skol. Depois veio a Brahma, Antarctica, Bohemia, Original. E com o crescimento dos negócios também cresceram os desafios. E a Ambev me deu todas as ferramentas, não só técnica, mas humana. Da assessoria ao treinamento de funcionários. Hoje eu sou dona da Regra, uma das maiores distribuidoras de bebidas do Brasil. Mas ainda tenho determinação de sobra, quero crescer ainda mais. Porque não existem fronteiras para um sonho. E tendo a Ambev como parceira sei que posso chegar ainda mais longe.
Bianca Paraluppi Franzini
Gerente de Produção Mestre Cervejeira
"Cerveja é coisa de homem. Eu discordo."
Se eu dissesse que a cerveja que você toma também é feita por uma mulher, você acreditaria? Pois é, a Ambev acredita tanto que hoje sou mestre cervejeira de uma de nossas fábricas. A Ambev não só confiou em mim como também investiu na minha carreira, me levando para cursos na Califórnia. Ainda acha que mestre-cervejeiro é cargo masculino? Eu discordo. O que importa aqui na Ambev são os sonhos de cada um. E para continuar realizando o sonho de oferecer uma cerveja de qualidade, eu e minha equipe precisamos ser ainda mais exigentes que qualquer consumidor, seja ele homem ou mulher.
Marlene Bertoni
Secretária de Vendas.
"Minha maior conquista aqui dentro foi a realização do Bruno."
A Ambev ajudou a realizar um dos meus maiores sonhos: ver o meu filho na faculdade. É verdade. O Bruno estudou, praticamente, todos os anos na escola da Fundação Zerrenner, integrante do controle da Ambev. Onde também fez cursinho de pré-vestibular e passou de primeira para química em uma Universidade Federal. E, saber que só conseguimos por causa de todo suporte e apoio que tivemos da companhia, isso é mais uma prova de que a Ambev não investe apenas em seus funcionários, mas também nas suas famílias. Aqui na Ambev eu ganhei uma carreira, e o meu filho um futuro.
Gerente de Fábrica
"Conheci o mundo graças à cerveja. E não é papo de mesa de bar."
Trabalhar na Ambev é ser global. Isso foi uma das primeiras coisas que aprendi quando comecei como trainee na Ambev do Peru. É verdade. Fui estudar no Brasil, nos Estados Unidos e depois na Alemanha. Tudo patrocinado pela Ambev. Me formei como mestre cervejeiro e especialista em refrigerantes e participei do lançamento da Brahma no Peru, foi um sucesso. Mas o meu sonho não parava de crescer, fui trabalhar na Ambev Centroamérica, mas dessa vez como gerente de fábrica. Aqui você pode ir aonde quiser, não existem fronteiras. E o passaporte são os sonhos e o esforço de cada um para realizá-los.
Resultados
Desde sua criação, com a fusão das cervejarias Brahma e Antarctica em 2000, a Ambev aumentou em 89% seu volume de produção, chegando a 154.7 milhões de hectolitros de bebida em 2009. Na época da fusão, as duas empresas empregavam 16 mil pessoas. Atualmente a Ambev tem 40 mil funcionários, sendo 26 mil só no Brasil. Sua cadeia produtiva emprega, de ponta a ponta - desde as atividades do produtor rural até o trabalho nos pontos de venda -, cerca de 6 milhões de pessoas. Hoje, mais de 100 profissionais brasileiros ocupam cargos de liderança em todas as operações da AB-InBev no mundo (EUA, Europa, China, Rússia).
Reconhecida por sua política eficiente de controle de custos e disciplina financeira, a Ambev entrega, a cada período, resultados que demonstram o comprometimento de sua gente em crescer de forma sustentável. A companhia tem a cultura de "dono do negócio" dissemidada por toda sua pirâmide funcional e, por meio da Universidade Ambev (UA), promove treinamentos constantes para seus funcionários. Em 2009, foram 29.148 horas de cursos, workshops e palestras. A UA já recebeu mais de R$ 150 milhões em investimentos. Este ano serão investidos R$ 20 milhões - 25% a mais que em 2009.
Nos últimos 10 anos, a Ambev registrou um aumento de 588% de EBITDA, atingindo R$ 10,4 bilhões em 2009. A empresa é hoje benchmark mundial em margem EBITDA - registrando 48,8% na operação de cerveja do Brasil no ano passado. A Ambev apresenta atualmente receita líquida anual de R$ 23.194 milhões, 4,4 vezes superior à que tinha quando ocorreu a fusão. No primeiro trimestre de 2010, atingiu volume de vendas de 50 milhões de hectolitros de bebidas e receita líquida de R$ 6,2 bilhões, um crescimento de 16,4% em relação ao mesmo período de 2009.
O surgimento da companhia impulsionou o setor de bebidas brasileiro, possibilitou a entrada de novas marcas no mercado tanto da Ambev como da concorrência, ampliou o leque de produtos de qualidade a preços acessíveis, incentivou o lançamento de inovações e mais que dobrou o nível de empregos e a geração de impostos.
Antarctica e Brahma, em 1999, pagaram cerca de R$ 4 bilhões em impostos. Hoje, a Ambev gera mais de R$ 11,5 bilhões em tributos no Brasil e é a maior pagadora de impostos da iniciativa privada. Para 2010, a empresa anunciou investimento de até R$ 2 bilhões para a ampliação de 10% a 15% de sua capacidade produtiva. Este é o maior investimento já realizado pela Ambev em um único ano desde sua criação.
Por acreditar que a urgência em proteger o meio ambiente exige uma mobilização e uma conscientização total, a Ambev deseja dividir com toda a sociedade também suas ações e práticas ambientais. Uma de suas principais iniciativas nesse sentido foi o lançamento em março deste ano do movimento CYAN (www.movimentocyan.com.br), uma ampla campanha que convida pessoas, empresas e sociedade a enxergarem o valor da água e passarem a usá-la com parcimônia.
Ser a "Melhor Empresa de Bebidas do Mundo em um Mundo Melhor". Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 14 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela). Dona de um portfólio de "estrelas" como Antarctica, Brahma, Bohemia, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi e Sukita, além das inovações H2OH! e Guarah!, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.
Pioneira, desenvolve o Programa Ambev de Consumo Responsável há sete anos, fazendo campanhas de conscientização sobre o uso indevido do álcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Referência em práticas ambientais, a Ambev assumiu o compromisso de reduzir ainda mais o consumo de água (11%), a emissão de CO2 (10%) e também reaproveitar quase a totalidade (99%) dos resíduos da produção, até 2012. Maior pagadora de impostos da iniciativa privada, com R$ 11,5 bilhões em impostos gerados em 2009, 35% a mais em comparação ao ano anterior.
No comments:
Post a Comment