23.7.10

Ex-aluna da FAAP recebe bolsa para residência artística em Paris

A artista plástica Amanda Mei embarca para a França no próximo dia 03 de agosto para um semestre de pesquisa em Paris. Ex-aluna do curso de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Amanda ficará hospedada no estúdio que a Fundação mantém na Cité Internationale des Arts, residência artística localizada às margens do Rio Sena, que recebe artistas de todos os continentes.

A Cité é um local propício para a troca de experiências e o aprimoramento do processo criativo. Além de estar localizada em uma cidade que respira arte e cultura, a residência oferece moradia e local de trabalho em um único espaço. O prédio é dotado de espaços de criação coletivos, biblioteca, teatro, sala de concertos, instalações técnicas de gravuras, litografia ou fotografia, estúdios de ensaio para instrumentistas, além de locais próprios para exposições e audições.

Amanda Mei, que atualmente apresenta a exposição “Como Fazer Tempo com Sobra”, na Galeria TAC (Toulouse Arte Contemporânea) no Rio de Janeiro, desenvolverá na “cidade luz” o projeto que ela chama de ‘Coleção 1: Arqueologias Urbanas - inserções em Paris’.

“A intenção dessa proposta de residência é dar continuidade às práticas que me acompanham desde o bacharelado, com o desenvolvimento de ações em processos de incorporação dos fragmentos, restos e objetos do cotidiano urbano. Os principais materiais de trabalho serão selecionados no ambiente urbano, como em caçambas, feiras de antiguidades, arquivos, esquinas, entre outros locais”, explica a artista, que transforma os objetos que encontra em arte, e desenvolve pesquisas a partir deles em diferentes linguagens, meios e suportes, como pintura, escultura, desenho, vídeo, fotografia e instalação.

A FAAP é a única instituição de ensino brasileira a manter um estúdio na Cité des Arts. Mais de 25 artistas, entre alunos, ex-alunos e professores tiveram a oportunidade de desenvolver pesquisas e trabalhos na Residência, cada qual por um período de seis meses. A residência oferecida pela Fundação inclui passagens de ida e volta, moradia e ajuda de custo.

No comments: