21.7.10

Curso forma os novos nomes da literatura


Desde 2007, a Academia Internacional de Cinema (AIC) mantém um curso de Criação Literária. Atualmente, é constituído de uma série de 33 encontros dirigidos por nomes importantes da literatura brasileira contemporânea. Um novo curso começa em 09 de agosto de 2010 com aula inaugural gratuita e aberta ao público.

As oficinas de ficção exploram conceitos e técnicas ficcionais em contos, romances e narrativas diversas. Abordam temas como as vertentes do conto contemporâneo, a prosa poética, as relações com a poesia e a fotografia. Obras de autores como Borges, Clarice Lispector, Cortázar, Kafka e Hemingway são analisadas e comentadas.

Todas as oficinas propõem exercícios criativos que são avaliados e comentados pelos professores em sala. O foco principal é mesmo a prática da escrita criativa, embora haja material teórico de apoio.

Neste segundo semestre de 2010, estarão à frente do curso João Anzanello Carrascoza, Marcelino Freire, Roberto Taddei, Rodrigo Petronio, Veronica Stigger, Tiago Novaes e Donizete Galvão, que é também o coordenador. São todos autores experientes, com várias obras publicadas e premiadas.

Ao final do curso, cada aluno apresenta um texto de sua autoria para uma avaliação final dos professores. Há também um sarau literário, com a presença de convidados, onde os alunos lêem seus melhores trabalhos.

AULA INAUGURAL DEBATE O CONTO CONTEMPORÂNEO
A aula inaugural do curso contará com as presenças de Carlos Felipe Moisés, Leusa Araújo e Veronica Stigger. A proposta é um diálogo com o público sobre as vertentes do conto contemporâneo, comentários sobre projetos literários e troca de experiências sobre o processo de escrita. Roberto Taddei, jornalista e romancista, e Donizete Galvão, poeta, também participam

Na ocasião, Carlos Felipe Moisés autografa Histórias Mutiladas, Prêmio do Governo de Minas Gerais de Literatura 2008 – Categoria Ficção. Leusa Araújo apresenta Náufragos Emergentes que foi selecionado ProAc da Secretaria da Cultura em 2009. Veronica Stigger autografa Os Anões, seu terceiro livro de contos. A entrada é franca.

De 09 de agosto a 13 de dezembro de 2010
Aulas duas vezes por semana: segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 21h30
Informações extras em http://www.aicinema.com.br/cursos/curso-de-criacao-literaria

No comments: