3.8.10

Santa Clara cria “GP Autodestrutível” para divulgar El Ojo de Iberoamérica 2010



A Santa Clara criou uma campanha diferenciada para divulgar o Festival El Ojo de Iberoamérica. A agência dos sócios Jaime Greene, Ulisses Zamboni, Fernando Campos, Carlos André Eyer e Murilo Lico desenvolveu o “GP Autodestrutível” para uma ação de marketing direto que integrará o mix de comunicação do festival, que acontece nos dias 22, 23 e 24 de novembro no Hilton Hotel Buenos Aires, na Argentina.

A campanha propõe às agências que inscrevam suas peças no El Ojo e recebam um troféu “Gran Ojo 2010” para um “test-drive”. Em outras palavras, os publicitários poderão desfrutar da sensação de ser um vencedor do GP do festival por alguns meses, até que, no dia 25 de novembro, o GP irá se autodestruir. Isso acontecerá por meio de dispositivos secretos instalados dentro dos troféus.

Podem receber o troféu autodestrutível as agências do Brasil e demais países da América Latina que inscreverem uma quantidade mínima de peças no El Ojo de Iberoamerica. Independentemente da quantidade de GPs “interinos” distribuídos, apenas as agências que realmente conquistarem o troféu máximo da competição terão mantida intactas as suas estátuas.

As demais agências que tiverem o “GP Autodestrutível” e que não conquistaram o prêmio máximo do El Ojo verão seus troféus serem destruídos no dia 25 de novembro. A Santa Clara contratou uma empresa especializada para produzir os troféus, sendo que cada um terá o dispositivo de autodestruição instalado dentro dele.

Além da ação de marketing direto, a campanha contará também com anúncios para mídia impressa e internet. Numa segunda fase, será veiculado um filme para mostrar a história do “GP Autodestrutível”.

“Este ano, o El Ojo de Iberoamérica vem com novidades, com a inclusão de três novas categorias: El Ojo Mundial, El Ojo Bicentenario e El Ojo Sustentable. Então, precisávamos criar algo inédito também para um Festival, que tem como uma das características a inovação”, afirma Fernando Campos, sócio e diretor de criação da Santa Clara.

“Ter o gostinho de colocar em sua estante um dos prêmios mais importantes do mercado publicitário por alguns meses deverá estimular as agências a tentar realmente a melhor e ter sua peça premiada com o Gran Ojo. Essa é a intenção e ao mesmo tempo o desafio para as agências”, completa Campos.



FICHA TÉCNICA
Anunciante: El Ojo de Iberoamerica
Produto: Festival El Ojo de Iberoamerica
Agência: Santa Clara
Título: GP Autodestrutivo
Criação: Fernando Campos e Carlos André Eyer
Direção de Criação: Murilo Lico, Carlos André Eyer e Fernando Campos
Planejamento: Ulisses Zamboni
Atendimento: Janaína Luna
Aprovação do cliente: Santiago Keller e Matias Keller


Sobre a Santa Clara
A Santa Clara foi fundada em maio de 2006 e, em quatro anos de atuação, conta com clientes de peso em sua carteira como Procter&Gamble, Matte Leão, GVT, Neosaldina, Estrela, Café 3 Corações, Frisco, Dona Benta, Petybon e Qualicorp Seguros. A agência tem 60 funcionários e cinco sócios: Jaime Greene (Presidente), Ulisses Zamboni (Planejamento), Fernando Campos, Carlos André Eyer e Murilo Lico (Criação). As principais características da Santa Clara são o trabalho estratégico para as marcas (baseado na integração total entre planejamento e criação) e a neutralidade em mídia, o que significa que a agência é capaz de planejar qualquer ponto de contato entre marcas e seus consumidores, dos mais tradicionais, como televisão e revista, aos mais contemporâneos, como digital e guerrilha.

No comments: