29.9.10

Talento Volkswagen Design anuncia finalistas em outubro


No dia 1º de Outubro, a Volkswagen anunciará os 13 finalistas do concurso Talento Volkswagen Design, direcionado a alunos dos cursos de Desenho Industrial, Moda, Design e Arquitetura que tenham interesse em trabalhar no Estúdio de Design da Volkswagen do Brasil. Neste ano, foram registradas mais de 200 inscrições, sendo 153 para a área de Shape Design (design externo de veículos) e 57 para Color & Trim (design interno e acabamento).

Na última sexta-feira, 24 de Setembro, 20 semifinalistas visitaram a fábrica de São Bernardo do Campo para conhecer o Centro de Design da montadora e defender seus projetos. Sob o tema Customize, os participantes tiveram de desenvolver um Volkswagen totalmente individualizado, levando em conta as tendências de moda, design, consumo e lifestyle, além das viabilidades técnicas, dos próximos 10 anos.

A visita, que começou às 8 horas, foi aberta com uma palestra sobre o processo de criação dos carros e o conceito da marca Volkswagen, seguida por uma visita ao Centro de Design da Volkswagen. À tarde, foram apresentadas as defesas dos trabalhos. “A Volkswagen abre as portas para jovens talentos que precisam apenas de uma grande oportunidade para desenvolverem e aperfeiçoarem suas habilidades”, explica Luiz Veiga, gerente de Design & Package da Volkswagen do Brasil.

“Está sendo um sonho. Se eu for um dos vencedores, quero aprender muito”, declarou Fernando Martins, que participa pela 3ª vez do concurso. Estudante de Desenho Industrial da Universidade Mackenzie, o jovem, de 23 anos, foi finalista da edição de 2008 e neste ano defende o projeto SCC – um coupé que pode ser transformado em carro de passeio e em esportivo.

Ana Carolina Xavier, do Instituto Europeo di Design (IED), e Nicole Gonçalves, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), são as duas mulheres que passaram para a semifinal. Ambas estão competindo na área de Color & Trim. Ana Carolina defendeu o projeto Silhouete, que tem como inspiração as mulheres. “Nós entendemos muito mais de customização, pois estamos sempre mudando as unhas, os cabelos”, explica. Seu projeto é um painel sensível ao toque que pode ser personalizado com diversos temas, como um aquário, por exemplo. Já Nicole, uma das finalistas do ano passado, apresentou o projeto Fox LED Customize, que consiste na escolha de um tema pelo iPhone para a customização e individualização de LEDs no interior e exterior do veículo.

Oportunidade de contratação
Os ganhadores da última edição do concurso e atuais estagiários da Volkswagen também estavam presentes na palestra. “É muito emocionante estar aqui, pois ano passado eu estava no lugar deles. Antes eu só imaginava como era trabalhar aqui, agora vivo isso”, afirma Carolina Pizarro, vencedora de Color & Trim da edição de 2009. “Aqui realmente deixamos de ser estudantes para nos tornamos designers profissionais”, conclui.

Esta é a décima segunda edição do Talento Volkswagen Design. O projeto, que nasceu da necessidade de contratar estagiários de forma diferenciada devido a natureza criativa do trabalho, já selecionou 49 estagiários. Destes, 19 foram contratados após o estágio e alguns chegaram a trabalhar na matriz alemã.

No comments: