6.10.10

Academia Internacional de Cinema abre inscrições para o mais completo curso de Crítica de Artes de São Paulo

A Academia Internacional de Cinema, uma das mais importantes instituições de ensino do cinema do País, abre inscrições para a Oficina Crítica, que começa no próximo dia 19 de outubro, às 9h. Serão 10 encontros, às terças e quintas, das 9h às 12h, com emissão de certificado ao final do processo.

Na Oficina Crítica, o aluno vai conhecer os principais momentos da História da Crítica de Artes no mundo e, posteriormente, no Brasil, englobando a crítica de música, teatro, cinema, artes visuais e literatura. Em seguida, vai conhecer as novas áreas da crítica, como gastronomia, moda e games. Posteriormente, os novos campos da crítica serão discutidos e analisados, como a internet e a televisão. Estas duas partes serão acompanhadas por críticas de época, bem como textos críticos de sites, blogs, canais de TV etc., proporcionando aulas dinâmicas e interativas.

A segunda parte do curso é voltada para a prática. Os alunos irão analisar os elementos contidos em críticas de grandes jornais, revistas, sites e canais de TV do Brasil, aprendendo assim os elementos mais importantes que devem estar contidos numa crítica, bem como aqueles que devem ser evitados. O curso termina com os alunos escrevendo e analisando suas próprias críticas, feitas sobre um produto da área cultural de seu interesse.

O curso é ministrado por Franthiesco Ballerini, Mestre em Comunicação Social (com ênfase em crítica cinematográfica), atual crítico da TV Gazeta e do jornal O Vale e com quase dez anos de experiência em jornalismo cultural e crítica nos jornais O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde, nas revistas Flash, Sci-fiNews, Contigo! e na Rádio Eldorado.

Sobre a Academia Internacional de Cinema - A Academia Internacional de Cinema é a única no Brasil a oferecer um Curso Técnico em Direção Cinematográfica, um programa de dois anos reconhecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Além do Filmworks (como o curso técnico é chamado por professores e alunos), a AIC realiza cursos intensivos de cinema digital e película 16mm, e oficinas nas áreas de roteiro, direção de arte, produção executiva, pós-produção, documentário, interpretação para cinema e TV, e criação literária. Com infra-estrutura técnica e professores atuantes no mercado audiovisual, a AIC se destaca pela ênfase na prática e na teoria aplicada. Ao longo de seus cinco anos de atividades, já produziu com seus alunos mais de 2 mil curtas metragens. Sua agenda de eventos já incluiu palestras e debates com dezenas de cineastas reconhecidos nacional e internacionalmente.

No comments: