O comercial “La Fortuna”, criado para a picape Nova Saveiro, da Volkswagen, conquistou o prêmio mais importante da 32ª edição do Profissionais do Ano, na categoria Mercado Nacional. A cerimônia de premiação foi realizada ontem à noite, em São Paulo. O filme é de Gustavo Sarkis e Renato Fernandez, com direção de criação de Dulcídio Caldeira e Luiz Sanches. Foi dirigido por Luciano Podcaminsky, da produtora argentina Rebolucion. Na categoria Mercado Nacional, entre os finalistas, estavam também “Miniatura”, criado para Tiguan, e “Tigres”, para o CrossFox, ambos da Volkswagen.
“La Fortuna” mostra a Nova Saveiro numa aventura “explosiva”: um comboio das picapes da Volkswagen sai de uma cidadezinha e segue por uma estrada sinuosa até chegar à cratera de um vulcão. Os aventureiros abrem as caçambas das Saveiros despejando quilos e quilos de grãos de milho na cratera e voltam à cidade, onde começa a chover pipoca, para alegria da população. As filmagens foram realizadas nas cidades de Colônia do Sacramento, onde foram capturadas as cenas da cidadezinha, e nos campos de Minas, ambas no Uruguai. A Bitt Animation, que também trabalhou no comercial “Cachorro-Peixe”, fez a pós-produção do comercial.
A cerimônia de premiação foi apresentada pelos atores Taís Araújo e Malvino Salvador. Na categoria Campanha, venceu a F/Nazca com o filme Redondo é Rir da Vida, para Skol e produzido pela Cine. As duas categorias, Mercado e Campanha, juntas, tiveram 34 agências concorrentes. Em Institucional, o troféu também ficou com a agência F/Nazca pelo filme Xixi no Banho, para o SOS Mata Atlântica, produzido pela Prodigo Films. Nesta categoria, concorreram 76 agências.
A etapa nacional do Profissionais do Ano 2010 teve 272 inscrições de todo o país, com 351 comerciais concorrentes. O prêmio é realizado pela Direção Geral de Comercialização da Rede Globo.
Aqui está a lista dos vencedores em todas as etapas:
Nacional
Mercado
Agência: AlmapBBDO
Filme: La Fortuna
Anunciante: Volkswagen
Direção de criação: Dulcídio Caldeira e Luiz Sanches
Criação: Gustavo Sarkis e Renato Fernandez
Direção de cena: Luciano Podcaminsky
Campanha
Agência: F/Nazca Saatchi&Saatchi
Filme: Redondo é Rir da Vida
Anunciante: Skol
Direção de criação: Fábio Fernandes e Eduardo Lima
Criação: Fábio Fernandes, Marcelo Nogueira e Fábio Brigido
Direção de cena: Clovis Mello
Institucional
Agência: F/Nazca Saatchi&Saatchi
Filme: Xixi no Banho
Anunciante: SOS Mata Atlântica
Direção de criação: Fábio Fernandes e Eduardo Lima
Criação: Eduardo Lima e João Linneu
Direção de cena: Caito Ortiz
Regionais
Sul
Campanha
Agência: Seven Comunicação Total (de Blumenau/SC)
Anunciante: Universidade de Blumenau
Mercado
Agência: JWT (de Curitiba/PR)
Anunciante: HSBC
Sudeste Capitais
Campanha
Agência: Leo Burnett (São Paulo)
Anunciante: Fiat
Mercado
Agência: AlmapBBDO (São Paulo)
Anunciante: Ruffles (da Pepsico)
Sudeste Interior
Campanha
Agência: Saviezza Comunicação Plural (de Campinas/SP)
Anunciante: PUC Campinas
Mercado
Agência: DSPA (de Santos/SP)
Anunciante: A Tribuna
Norte-Nordeste
Campanha
Agência: Leiaute Propaganda (de Salvador/BA)
Anunciante: Casa Civil do Estado da Bahia
Mercado
Agência: Superliga 66 (de João Pessoa/PB)
Anunciante: Aliança Francesa de João Pessoa
Leste-Oeste
Campanha
Agência: Fielos Comunicação (de Brasília/DF)
Anunciante: Ministério do Esporte
Mercado
Agência: Filadélfia (de Belo Horizonte/MG)
Anunciante: Instituto Inhotim
No comments:
Post a Comment