4.11.10

Alunos do Oswald participam de oficinas no Instituto Tomie Ohtake


Falar e praticar a arte além das paredes da sala de aula parece uma ideia interessante para a maioria dos alunos. Algumas iniciativas, no entanto, vão além. Trocar as carteiras e a lousa por um instituto inteiro que inspira e transpira a arte foi a escolha do Colégio Oswald de Andrade. Em parceria com o Instituto Tomie Ohtake - que recebe e produz exposições temporárias de arte contemporânea, arquitetura e design - o Colégio leva seus alunos de terceiro, sexto e sétimo ano para visitas práticas às mostras expostas. O encontro dos alunos com o ambiente termina em uma aula de artes visuais, com atividades propostas pelos próprios educadores do instituto em conjunto com a professora Ana Laura Saldanha, do Colégio Oswald de Andrade.



“Os alunos reagem muito bem. É um encontro muito rico”, destaca a professora. “Depois de estabelecer o contato visual com a arte eles vão para o ateliê, onde o espaço é bem diferente da sala de aula. Lá, eles têm acesso a diferentes materiais e voltam para casa orgulhosos, com o que confeccionaram no Instituto”.

Neste segundo semestre, o sétimo ano do Colégio participa de um projeto que envolve quatro visitas ao Instituto. A primeira aconteceu em 25 de agosto. Em setembro e outubro, uma aula de artes visuais de cada mês foi transferida do Colégio para o Instituto. O Colégio repetirá a dose em novembro. Os alunos do sétimo ano voltarão ao Tomie Ohtake para assistir, discutir e criar o “Ponto de Equilíbrio”, tema que está exposto no saguão.



O contato com a arte exposta e a possibilidade de criá-la dão aos alunos, segundo a professora Ana Laura, “um momento de reflexão sobre a arte e a vida”. Vários artistas participam da exposição “Ponto de Equilíbrio”. No encontro realizado em outubro, os alunos puderam contar, na oficina, com o auxilio do próprio artista Rodrigo Bueno. “É uma arte feita a partir do material reciclável, assim como ele é colhido do ambiente, sem qualquer limpeza ou alteração”, conta a professora. “Os alunos, em contato simultâneo com a arte e com o artista, puderam ser transportados para o ambiente de onde aqueles materiais foram coletados, fazer seus questionamentos e vivenciar a arte. Uma experiência que a sala de aula não traria”. Na foto ao lado, os alunos do Colégio Oswald praticam arte ao lado do artista plático Rodrigo Bueno, no Instituto Tomie Ohtake.

“A parceria com o Instituto visa contribuir com a formação cultural dos alunos e criar o hábito de frequentar exposições de arte, além de proporcionar relações interdisciplinares”, afirma Sandra Cutar, Coordenadora Cultural do Colégio Oswald de Andrade.

No comments: