19.11.10

Parceria entre o Santander Cultural e a Pinacoteca de São Paulo traz o artista Ignasi Aballi para o projeto Octógono Arte Contemporânea 2010

Considerado pela crítica especializada um dos mais destacados artistas espanhóis da atualidade, Ignasi Aballi encerra a série de quatro exposições no projeto Octógono Arte Contemporânea 2010. Trata-se de uma iniciativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo em parceria com o Santander Cultural, que traz artistas nacionais e internacionais de excelência num espaço especialmente dedicado às novas tendências das artes contemporâneas.

No trabalho de Ignasi Aballí é possível constatar uma contínua reflexão sobre os materiais e processos de criação artística, com especial incidência na pintura e na fotografia, que são protagonizados tanto como meios quanto como conceitos e paradigmas artísticos. A sua obra convoca questões relativas à simulação, à especificidade dos modos de representação, às convenções da ilusão material e aos aspectos do social. O artista já realizou importantes mostras individuais no Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía (Madri) e no Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

Para Liliana Magalhães, superintendente de Cultura do Santander, “o desafio constante é participar e promover propostas realmente inovadoras. O projeto Octógono apresenta com excelência a inquietação e a experimentação das linguagens artísticas contemporâneas. Isso reafirma o papel do banco como agente de desenvolvimento que provoca a troca de conhecimento como um dos alicerces da cadeia produtiva cultural”.

Hoje, o Banco também patrocina o projeto Museu para Todos da Pinacoteca. Esta iniciativa envolve o Programa Educativo para Públicos Especiais, que leva cultura e arte para pessoas com deficiência; o Programa de Inclusão Sociocultural dedicado à construção de processos educativos voltados a grupos em situação de vulnerabilidade social; o Programa para Professores, que busca ampliar os canais de diálogo com a classe; e o Seminário Diálogos em Educação e Arte, que aconteceu em Porto Alegre, Recife e São Paulo recentemente.

Octógono Arte Contemporânea 2010
Artista Ignasi Aballí
28 de novembro de 2010 a 27 de fevereiro de 2011
Terça a domingo, das 10h às 18h / entrada até as 17h30
Censura Livre

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2 –São Paulo – SP
Informações: 11 3324.1000

No comments: